Ter uma boa máquina de costura que também faz bordados pode transformar a forma como trabalha! Investigámos o mercado e apresentamos-lhe as melhores máquinas com módulos de costura e de bordados que pode comprar.
Como foi preparada esta listagem
A quantidade de modelos presente no mercado é abismal, pelo que se torna muito difícil conseguir escolher. No segmento de máquinas que fazem as duas coisas — costurar e bordar —, a quantidade de modelos não é muito elevada, mas ainda assim há alguma variabilidade. Para elaborar este top seguimos os seguintes critérios gerais:
- Escolhemos máquinas de marcas com reputação no mercado.
- Escolhemos máquinas com boas opiniões de utilizadores, publicadas em vários sites de compras online.
- Tivemos em conta a opinião pessoal de elementos da nossa equipa que têm máquinas de costurar e bordar.
- Escolhemos modelos com diferentes gamas de preços, apresentando o modelo recomendado de cada faixa.
Máquinas de gama média/alta
Estas máquinas possuem características que já lhes permitem ser usadas para trabalhos profissionais. O público-alvo são utilizadores que querem costurar e/ou bordar com qualidade profissional as suas próprias peças ou que estão numa fase de transição em que querem uma máquina boa o suficiente para começarem a comercializar as suas próprias peças.
A nossa recomendação: Bernette Chicago 7
€646,01 em stock
2 used from €601,12
- Há elementos da equipa do Quero isto que têm esta máquina e confirmam a sua utilidade, por isso esta recomendação é feita com base na nossa própria experiência.
- Enorme variedade de pontos, tanto funcionais como decorativos.
- Totalmente automatizada: o que facilita imenso a escolha dos pontos, a configuração dos pontos ou a seleção da velocidade pretendida, entre outras coisas.
- Boa quantidade de calcadores incluídos, havendo ainda mais acessórios opcionais para aplicações muito específicas.
- Em termos de bordados, vem com muitos desenhos na memória da própria máquina, mas é possível transferir da Internet um número quase ilimitado de desenhos compatíveis, bastando passá-los para uma pen USB e, depois, colocar essa pen na máquina. Cabe referir que é muito fácil definir a posição e o tamanho dos desenhos.
- Para desenhar letras básicas/palavras de tamanho reduzido, não é preciso trocar para o módulo de bordar, pois há pontos decorativos com o alfabeto.
- Manuais de utilização bem elaborados.
- Ecrã LCD com menus de fácil navegação.
- Enfiamento semiautomático: não falha!
- Canal de YouTube oficial com instruções para dar os primeiros passos.
- É robusta, mantendo ao mesmo tempo a tão desejada portabilidade.
- Em termos de preço, consideramos que tem uma relação custo/benefício extremamente favorável. Achamos impossível encontrar uma melhor mais barata e também achamos que, sinceramente, não vale a pena comprar uma máquina com características inferiores.
Outros modelos recomendados
Máquinas de gama alta/de nível profissional
Estas máquinas destinam-se a dar uma resposta completa a todos os utilizadores que planeiam utilizá-las como instrumentos de trabalho profissionais e que sabem muito bem o que procuram: uma máquina de costura e de bordar com elevada durabilidade e fiabilidade.
A nossa recomendação: Bernina 780
- Mais de 1300 pontos; 130 bordados pré-configurados; 12 tipos de alfabeto.
- Alta precisão; até 1000 pontos por minuto (mais de 16 pontos por segundo!).
- Bobinas de alta capacidade.
- Em termos de bordados: permite editar os padrões de bordados diretamente no ecrã tátil; permite bordar desenhos muito grandes (superiores a 25 cm).
- Nível de automatização superior: por exemplo, o calcador sobe e desce para a posição correta de forma totalmente automática; no modo de bordado livre, a velocidade da máquina adapta-se automaticamente à velocidade com que se move o tecido.
- Sem dúvida, um verdadeiro topo de gama. Embora haja modelos bem mais caros, acreditamos plenamente que este modelo já dá resposta às exigências de todos os utilizadores já bem instalados no sector têxtil.
Outros modelos recomendados
Máquinas 2 em 1 ou independentes
Uma questão que eventualmente colocará é esta: será melhor ter uma máquina que faz as duas coisas (costurar e bordar) ou compensará ter duas máquinas separadas (uma para costurar e outra para bordar)? Achamos que a resposta para esta pergunta é muito simples:
- Se procura simplicidade, versatilidade e portabilidade, opte por uma máquina 2 em 1. A verdade é que os módulos de bordar das máquinas 2 em 1 são tão bons que, resumidamente, estas máquinas acabam por se transformar em máquinas de bordar que, por acaso, também costuram! E bem!
- Se vai dar uma utilização muito intensiva aos bordados e acha que vai ter a máquina sempre ocupada a bordar, escolha a que melhor se adapte ao seu orçamento (independentemente de ser ou não 2 em 1), mas tenha também uma boa máquina de costura disponível para poder utilizar.
Deixamos aqui a recomendação de uma máquina que apenas faz bordados (ou seja, não funciona como as restantes que têm dois módulos) e que tem prestações muito aceitáveis quando ponderada a relação custo/benefício: