Apresentamos-lhe uma lista com 3 (+ alguns de bónus) dos melhores tripés para máquinas fotográficas, que podem ser usados para aplicações até mesmo profissionais.
Para esta listagem, baseámos a seleção no êxito que têm no mercado, nas opiniões dos utilizadores e na análise das respetivas características. Trata-se de uma seleção de tripés básicos, que não se destinam propriamente a ser utilizados com equipamentos muito pesados, por exemplo câmaras de filmar ou fotográficas com lentes muito pesadas.
Os melhores tripés
Segue-se o nosso top com os tripés campeões em diferentes categorias. Pode ver mais tripés da nossa seleção mais adiante neste artigo.
- Faz parte do kit de acessórios AmazonBasics.
- Suporta até 3 kg.
- Nível de bolha para ajudar a nivelar.
- Pode ser usado como tripé de mesa e as patas esticam até 1,52 metros.
- Inclui bolsa de transporte.
- Suporta até 9 kg, o que até excede bastante o peso de um setup básico (câmara robusta + lente “normal”).
- Máxima estabilidade com sistema Quick Power Lock.
- Inclui suporte para smartphones.
- Inclui um obturador remoto com emparelhamento por Bluetooth.
- Tem um nível de bolha de ar para assegurar que a montagem fica perfeitamente horizontal (caso seja esse o objetivo pretendido).
- Completamente ajustável em ângulo.
- Campeão de vendas.
Tipos de tripés
Podemos classificar os tripés para câmaras fotográficas em várias subcategorias. Vejamos algumas:
Tripés completos
Estes tripés são chamados “completos” por incorporarem os ajustes necessários ao encaixe da câmara fotográfica. Praticamente todos os os tripés são vendidos “completos”, ou seja, preparados para a montagem da câmara sem necessidade de nenhum acessório vendido em separado. É de referir que, por vezes, vemos a designação de tripé “completo” associada a tripés altos (com patas altas que permitem a montagem a uma altura entre 1 e 2 metros).
Tripés de mesa
Estes tripés, apesar de terem a designação de tripés “de mesa”, podem ser utilizados em qualquer superfície. São muito usados para gravações de cenário estáticas e fotografias macro.
Tripés extensíveis
Estes são, no fundo, tripés de mesa com patas pequenas e extensíveis ou ainda, dependendo do ponto de vista, tripés de tamanho normal cujas patas podem ser encolhidas! A maioria dos tripés que vemos à venda são extensíveis, o que também lhes dá mais pontos a nível de versatilidade e arrumação.
Monopés
Ora bem, um “monopé” obviamente não é um “tripé”, mas, para facilitar a catalogação dos acessórios de máquinas fotográficas, são muitas vezes incluídos todos na mesma secção. Um monopé, como o próprio nome indica, consiste numa barra de comprimento variável na qual se acopla a câmara. Os mais pequenos (pouco habituais) são usados apenas para segurar a câmara com a mão, enquanto os mais compridos são usados para estabilizar rapidamente a imagem, por exemplo, quando se está em movimento e se pretende tirar fotos esporádicas de modo rápido sem ter de andar com um tripé montado de um lado para o outro.
Cabe referir que a maioria dos tripés “normais” conseguem ser utilizados como um “monopé”, bastando para isso fechar as patas do tripé; alguns modelos facilitam esta tarefa através de algum sistema que permite estabilizar as patas numa posição fechada.
- Veja mais tripés na Amazon (hiperligação patrocinada).
- Veja o nosso top de melhores kits de iluminação para pequenos estúdios.