Mostramos-lhe uma seleção com 6 dos melhores dispositivos de visão noturna, inseridos em 3 categorias diferentes: binóculos, monóculos e câmaras.
Para esta seleção baseámo-nos em modelos com muito sucesso no mercado e que reúnem opiniões positivas praticamente unânimes. Focámo-nos em dispositivos de visão noturna e não em dispositivos de imagem térmica (são termos muitas vezes usados como sinónimos, mas há diferenças a nível tecnológico, como explicamos no final deste artigo e no nosso top de melhores câmaras térmicas).
Binóculos de visão noturna
Este tipo de binóculos permite gerar imagens noturnas nítidas. A tecnologia por trás destes binóculos é semelhante à usada nos binóculos militares utilizados pelos exércitos, mas são, naturalmente, adaptados a uma utilização “civil”.
Landove - Binocular de visión Nocturna Digital para Caza 7 x 31 con 2 Pulgadas TFT, LCD HD, Infrarrojos, cámara...
- Gran pantalla dinámica amplia de alta calidad que te ofrece una visión completa y comodidad de los ojos: pantalla TFT de 2 pulgadas, se convierte en una pantalla de visualización grande de 4 pulgadas por la lente convexa. Construido en excelente sistema binocular totalmente óptico con una cámara de video. La pantalla LCD ancha a color de resolución de 320 x 240 te permite ver fácilmente, capturar rápidamente la foto perfecta o video de alta definición.
- Ecrã de visualização amplo, que resulta da ampliação (por uma lente) de um pequeno ecrã TFT de 2 polegadas.
- Tem um iluminador de IR que permite visualizar até cerca de 400 metros em situações de escuridão total.
- Magnificação ótica da imagem de 7x.
- Permite tirar fotografias (640 x 480 píxeis) e fazer vídeos (640 x 480 píxeis a 30 fps).
- Tem slot para cartão SD onde se podem gravar as fotos e os vídeos (capacidade máxima: 32 GB).
- Pode-se ligar diretamente a uma TV.
Monóculos de visão noturna
Dependendo da circunstância, da preferência do utilizador ou ainda de eventuais restrições de volume a transportar, um monóculo poderá ser mais vantajoso do que binóculos.
bestguarder Visor monocular digital de visión nocturna 6x50mm Cámara infrarroja de alta definición de 5mp Foto 720p Video hasta 350m/1150ft...
- Excelente claridad óptica: con aumento de 6x, zoom digital 1-5x y objetivo de 50 mm, 500 millones de píxeles LCD TFT de 1,5 pulgadas, grabación de vídeo HD 720P, para uso diurno o nocturno (IR apagado para color diurno), iluminador infrarrojo integrado para una distancia de visión de hasta 1150 pies/350 m
- Foto: 2592*1944 píxeles, 1600*1200 píxeles, 640*480 píxeles; VÍDEO: 1280 x 720 píxeles @30 fps, 640 x 480 píxeles @30 fps; La fecha y la hora se pueden estampar en la foto o el vídeo
- Zoom ótico de 6x.
- Imagem gerada num pequeno ecrã TFT de 1,5 polegadas visualizado através do monóculo.
- Tira fotografias de até 2592 x 1944 píxeis e gera vídeos de até 1280 x 720 píxeis a 30 fps.
- Apresenta um slot para cartão microSD.
- Foco de luz infravermelho que permite visualizar até cerca de 350 metros em situações de escuridão completa.
Câmaras de visão noturna
Nesta secção apresentamos-lhe câmaras destinadas a serem transportadas e eventualmente montadas em sítios que não têm de ser fixos e sem necessidade de ligação à rede elétrica (funcionam a pilhas/bateria); não vamos abordar as típicas câmaras destinadas ao sector da videovigilância (embora estas possam ser utilizadas com essa função).
WiMiUS Cámara de Caza 20MP 1080P(30FPS), Camara Caza con 940nm Luz Invisible, Camara Caza Nocturna Velocidad de Disparo de 0.2s...
- Permite tirar fotografias de 20 MP e gravar vídeos em 1080p.
- Apresenta vários LED de luz infravermelha para situações de ausência total de luz.
- Muito boa impermeabilidade à água.
- Sensor de movimento.
- Não tem zoom ótico (ao contrário dos binóculos/monóculos apresentados acima).
- Embora o objetivo principal desta câmara seja captar imagens diurnas, comporta-se bem e tem a tecnologia que lhe permite captar imagens aceitáveis de noite.
Como funcionam os dispositivos de visão noturna?
Há um conjunto de tecnologias que permitem gerar imagens minimamente claras em ambientes de escuridão quase total ou mesmo total. Vejamos os detalhes.
Utilização de câmaras muito sensíveis
A utilização de câmaras de alta sensibilidade permite detetar luz muito fraca impercetível aos nossos olhos.
Um ambiente muito escuro em que não conseguimos distinguir nada à nossa frente não significa necessariamente que não há “luz” nenhuma; a luz pode ser fraca ao ponto de não conseguirmos distinguir nada, mas isso é porque os nossos olhos não são sensíveis o suficiente.
Algumas câmaras utilizadas nestes dispositivos de visão noturna incluem também sistemas de amplificação de sinal (p. ex. fotomultiplicadores) que amplificam os fracos sinais de luz que chegam à câmara.
Os dispositivos de visão noturna são dispositivos de visualização indireta. O que é que isto quer dizer? É simples: a “imagem noturna” é gerada digitalmente num ecrã que apresenta o resultado do trabalho da câmara ultrassensível; por outras palavras, nós não olhamos diretamente para o objeto a ser observado, mas sim olhamos para um ecrã digital que pode estar incorporado no próprio dispositivo de visão noturna (como no caso dos dispositivos que recomendamos acima).
Iluminação com luz invisível
Em situações de escuridão total (ou quase total), simplesmente não há luz para amplificar (ou há muito pouca); nem mesmo as câmaras mais sensíveis podem gerar imagens nestas situações. Há uma forma muito simples de contornar esta falta de luz: “iluminar” o cenário! Vejamos como funciona esta iluminação.
A maior parte destes dispositivos de visão noturna incorporam algum tipo de fonte de luz, normalmente infravermelha imediatamente à direita do espectro visível (abreviada como IV ou ainda como IR, do inglês infrared). Esta luz não é detetada pelos nossos olhos, mas as câmaras podem detetá-la. O que vai acontecer é que essa luz infravermelha vai ser absorvida/refletida pelos elementos do cenário, acabando por ser redirecionada para a câmara (tal como acontece com a luz visível).
Para quê usar uma luz infravermelha em vez de usar uma luz normal?
Esta é uma pergunta legítima que tem uma explicação muito simples: a iluminação com luz normal “denuncia” a presença de câmaras e de atividade! Assim, para passarem despercebidos, os dispositivos de visão noturna foram desenvolvidos especificamente para não serem detetados, daí utilizarem luz invisível. Basta pensar em cenários militares e situações de observação da fauna animal selvagem (dois cenários muito típicos) para percebermos a importância de passar despercebido!
Atenção: há por aí muitos modelos de binóculos (por exemplo) que têm “visão noturna” na descrição, mas que são apenas binóculos normais que permitem ver com qualidade aceitável em situações de pouca luz (por exemplo ao atardecer) e não em situações de escuridão total. Estes dispositivos não possuem câmara nem muito menos foco de luz infravermelho e, portanto, a descrição “visão noturna” nestes casos é totalmente enganadora.
E a imagem térmica?
A imagem térmica é outro tipo de tecnologia de visualização. Utiliza câmaras mais sensíveis e com filtros especiais para detetar emissão de luz infravermelha com um comprimento de onda mais longo (mais “à direita” no espectro eletromagnético) emitida pelos objetos presentes no cenário sem necessidade de iluminação artificial.
- Veja na Amazon o catálogo inteiro de dispositivos de visão noturna (hiperligação patrocinada).
- Veja a nossa seleção dos melhores binóculos para diversas situações.
- Veja o nosso top de melhores câmaras térmicas.