Damos-lhe a conhecer 16 das melhores molduras digitais, de diferentes cores e formatos, e dentro de várias categorias de preço.
Uma moldura digital, também chamada de passe-partout digital, ou ainda, de uma forma mais completa, moldura de retrato digital, pode ser a solução perfeita para diversas situações (mencionamos alguns exemplos no final da lista de recomendações).
A moldura digital mais completa
NIXPLAY Original Marco Digital Wi-Fi 18 Pulgadas. Envios instantaneos de Fotos y Videos. Conexión a Redes Sociales. Auto on/Off. Rotación...
- Fácil actualización a través de la aplicación o correo electrónico: envíe sus fotos y 15 segundos. Vídeo gratis directamente en el marco de fotos digital a través de la aplicación Nixplay Mobile/Web (iOS y Android) o correo electrónico desde cualquier lugar que se encuentre
- Calidad de imagen nítida: disfruta de miles de imágenes/vídeos con nitidez y claridad inigualables; pantalla de 18 pulgadas de 1366 x 768 píxeles (16:9); encendido y apagado automático; conexión USB y SD/SDHC; mando a distancia incluido
- A característica que mais merece destaque é a presença de um detetor de movimento para ligar/desligar automaticamente: não gasta bateria desnecessariamente.
- Resolução de 1366×768 píxeis numa diagonal de 18,5 polegadas.
- Grande facilidade para transferir e organizar fotos e vídeos através da aplicação móvel ou da aplicação Web.
- App com características interessantes: permite convidar amigos para partilharem fotos diretamente para a moldura e funciona como comando para navegar entre fotos.
- Pode ser pendurado na parede ou apoiado numa mesa.
- Nixplay: marca líder no sector.
A moldura digital mais barata
Nesta sublista apresentamos-lhe molduras digitais com ótima relação preço/qualidade.
Marco Digital Tenswall de 10'. una resolucion Mayor hasta de 1280" 800P. Pantalla IPS de Marco Completo Ideal para visualizar...
- 【GRAN DEFINICIÓN】 su pantalla IPS de 1280 * 800 proporciona una relacion de 16:10, ofreciendo una imagen clara y clara. Reproduce videos en HD a 720p y 1080p.
- 【Plug and Play】 no es necesario realizar una configuracion previa del software tan solo conecte el dispositivo y disfrute de el. Es compatible con dispositivos USB, MMC, SD, MS, SDHC (hasta 32G). Puede disfrutar de películas y música gracias a sus altavoces estéreo incorporados o mediante auriculares gracias al conector jack 3.5mm.
- Passe-partout digital bastante completo a preço económico.
- Reproduz o som de vídeos e até ficheiros de música.
- Ecrã IPS: boa visibilidade com ângulos grandes.
- Inclui comando à distância.
Molduras digitais de cores e formatos diferentes
É verdade que a maioria dos modelos são de cor preta e de textura lisa, mas há molduras digitais diferentes que podem ficar melhor em determinado ambiente. Vejamos alguns exemplos selecionados.
Tamanhos das molduras digitais
Existem no mercado modelos de diversos tamanhos, desde aproximadamente 5 até cerca de 20 polegadas (podem até existir molduras de tamanhos que excedem estas medidas, mas sinceramente não vimos nenhuma até à data).
É útil referir que as marcas normalmente fabricam o mesmo modelo em diversos tamanhos (tal como acontece com os fabricantes de televisores). Por exemplo, grande parte dos modelos que apresentamos na lista acima também estão disponíveis noutras dimensões.
Como funciona uma moldura digital?
Estas molduras são ecrãs digitais que têm incorporado um elemento eletrónico básico de leitura de ficheiros multimédia. São concebidos para apresentarem fotografias em slideshow (mudam a imagem exibida a cada X segundos) e, eventualmente, vídeos (apenas alguns modelos). São compostas pelos seguintes elementos:
- Um ecrã: não costuma ser tátil (seria um “desperdício” de funcionalidades, pois não se destina a ser manipulado como um tablet ou smartphone). Normalmente este ecrã não apresenta uma densidade de píxeis tão alta como um tablet, pois destina-se a ser observado, regra geral, a uma distância significativamente maior.
- Uma fonte de alimentação: a maior parte dos modelos recebe energia da rede elétrica diretamente através de um cabo. Há modelos que funcionam a bateria recarregável ou a pilhas que podem ser mais adequados para determinadas situações; no entanto; na maior parte das situações é mais cómodo não termos de nos preocupar com carregar a bateria da moldura digital.
- Memória: espaço onde os conteúdos multimédia a apresentar serão armazenados; poderá ser uma memória interna, mas na maior parte das situações os ficheiros ficam armazenados num cartão SD.
- Funcionalidades extra: alguns modelos possuem conectividade USB, Bluetooth e/ou WiFi para facilitar a transferência de ficheiros.
- Coluna de som: alguns modelos possuem um altifalante que reproduz som, tanto o som de vídeos como o som de ficheiros de música (sem imagem).
As molduras digitais substituem as normais?
Arriscamos dizer que não! Na nossa opinião, as fotos impressas não vão desaparecer das casas tão cedo! Simplesmente há situações em que queremos ter uma só foto impressa, dentro de uma moldura em particular, num determinado sítio e rodeada (ou não) por outras fotografias formando uma composição artística.
No entanto, há que reconhecer que as molduras digitais revolucionam o modo como ponderamos a seleção de fotos para colocar em casa e dá-nos mais ferramentas para formar composições artísticas. Vejamos alguns exemplos concretos:
- A seleção das fotos de umas férias (ou qualquer outro evento) torna-se muito mais fácil! Não temos de nos cingir a um número restrito de fotos, já que podemos colocar várias que serão apresentadas à vez na moldura digital.
- Podemos exibir vídeos! Nem todos os modelos permitem a exibição de vídeos, mas é certo que ter um vídeo a ser apresentado num local onde normalmente teríamos apenas uma foto dá mais vida a todo o cenário e recorda ainda melhor os acontecimentos registados.
- As criações artísticas e composições de várias fotos numa parede grande (por exemplo) ganham outra dimensão! Podemos utilizar várias molduras digitais (em combinação com outros elementos e fotografias normais) de diferentes formatos e tamanhos, jogar com a atribuição de fotos de pessoas diferentes a diferentes molduras,… Enfim, as possibilidades são imensas.
Situações ideais para usar um passe-partout digital
Vejamos alguns exemplos concretos em que estas molduras digitais se revelam interessantes:
- O exemplo mais óbvio: substituir alguns passe-partouts normais lá de casa e puxar pela criatividade.
- Destacar produtos em lojas: a colocação de molduras digitais a apresentar descrições apelativas e/ou vídeos ilustrativos dos produtos à venda em lojas sem dúvida que constitui uma manobra de marketing apelativa (que já vemos aplicada em algumas superfícies comerciais).
- Substituir televisores: este exemplo vem no seguimento do anterior. É muito comum vermos, em espaços comerciais, televisores a exibir um slideshow de imagens de produtos ou até mesmo vídeos curtos em loop. Não há necessidade de ter um televisor a realizar esse “trabalho”: uma moldura digital dá conta do recado e sai mais barata (a não ser que precise de ecrãs de um tamanho exageradamente grande).
- Quer conhecer mais modelos? Veja o catálogo completo de molduras digitais da Amazon (hiperligação patrocinada).