Damos-lhe a conhecer 5 dos melhores flashes que pode comprar para fazer um upgrade significativo à sua câmara fotográfica digital DSLR.
Facto: são muitas as ocasiões em que o flash habitualmente incorporado nas câmaras digitais não é suficiente para a iluminação que pretendemos. É certo, também, que este acessório não é imprescindível para uma utilização extremamente básica e em condições de iluminação externa 100% ideais (condições ideais essas que quase nunca existem), mas sem dúvida alguma que um flash separado é um dos acessórios mais importantes para uma câmara fotográfica digital.
Os melhores flashes
Segue-se a nossa lista de recomendações de flashes para câmaras DSLR, baseada no êxito que os modelos têm no mercado (tanto a nível de unidades vendidas como no feedback fornecido pelos compradores).
Neewer NW-561 Flash Speedlite para Canon Nikon Panasonic Olympus Pentax Fijifilm DSLR Cámara
- Flash poderoso con Guía Alto No.38(ISO 100, 35MM), soporta modo de flash M/MULTI/S1/S2. Nota: No es compatible con TTL y la función de configuración del menú de la cámara. NO es compatible con Canon EOS Rebel SL3 / 250D, Rebel T7 / 1500D 2000D, Rebel T100 / 3000D 4000D
- Recarga de alta velocidad recicable: Aprox. 2.9 s.
- Veces de flash: 100-1500 veces; Tiempo de flash: 1/200s-1/20000s; Control de flash: 8 niveles de control de producción (1/128-1/1).
- Campeão de vendas.
- Grande compatibilidade com câmaras DSLR.
- Simples, relativamente barato e eficaz.
- Possibilidade de controlar e monitorizar a exposição de luz (22 níveis diferentes) utilizando os botões e o ecrã.
- Ângulo de rotação flexível.
- Relação custo/benefício muito favorável.
Explore o catálogo de flashes completo da Amazon (hiperligação patrocinada).
Preciso de um flash separado?
Propomos um exercício: repare nos profissionais que utilizam câmaras fotográficas digitais. Temos a certeza de que nunca viu nenhum a utilizar o flash original incorporado das câmaras, não é verdade? Não é por acaso: a capacidade de iluminação é muito diferente!
Os utilizadores avançados de câmaras fotográficas digitais serão unânimes quanto a esta opinião: o flash incorporado serve, no máximo, para preencher/uniformizar alguns elementos (por exemplo, as caras das pessoas) em situações de boa luminosidade; nunca deve ser usado para “iluminar” um cenário pouco iluminado.
Exemplos de situações concretas em que um flash dedicado é benéfico:
- As fotografias feitas em cenários noturnos ou de pouca iluminação ficam significativamente com mais qualidade em termos de luminosidade e uniformidade dessa mesma luminosidade, incluindo em elementos que estão a ser fotografados a uma maior distância da câmara.
- O facto de a fonte de luz estar mais afastada da lente (comparativamente com a distância do flash incorporado à lente) e, adicionalmente, o facto de poder projetar a luz para o teto e provocar um efeito de luz indireta, faz com que os efeitos de sombra sejam mais naturais.
- O mesmo facto (maior distância flash-lente) faz com que não se produza o efeito de “olhos vermelhos”, uma vez que, dado o ângulo de incidência diferente, a luz não reflete na retina diretamente para a lente da câmara.
Que características procurar num flash?
Em primeiro lugar, recomendamos que opte por um flash que esteja dentro do seu orçamento. Porquê? Há duas razões muito simples:
- Os materiais e acessórios do mundo da fotografia (principalmente em âmbitos profissionais) chegam a ter preços extremamente caros;
- Muitas vezes, as vantagens que proporcionam alguns modelos mais caros de flashes — em comparação com outros modelos que custam menos dezenas ou até centenas de euros — apenas serão verdadeiramente vantajosas para profissionais da área.
Posto isto, vejamos alguns detalhes aos quais pode prestar atenção:
A presença de TTL
TTL (do inglês «through the lens») significa, literalmente, «através da lente». Resumindo, trata-se de uma tecnologia que aciona o flash duas vezes quando se tira uma fotografia: uma vez antes de tirar a fotografia (para determinar a quantidade de luz necessária) e uma segunda vez para tirar a fotografia propriamente dita (com a quantidade de luz determinada anteriormente).
Tempo de carregamento
Se precisar de tirar fotografias muito seguidas, terá de escolher um flash que tenha um tempo de recuperação relativamente baixo. Alguns modelos podem ter um tempo de carregamento mais rápido quando estão ligados a uma fonte de alimentação externa.
Compatibilidade
Isto é importante: verifique a compatibilidade com a sua câmara digital DSLR. Alguns encaixes são (quase) universais, mas verifique sempre se a sua câmara consta na lista de modelos compatíveis.