Conheça 6 das melhores panelas de pressão elétricas e saiba como é que uma destas panelas vai transformar o modo como cozinha.
Estas panelas de pressão elétricas de última geração são muitas vezes designadas por “superpanelas de pressão” ou ainda por “panelas de superpressão”. A razão do “super” tem a ver com o facto de terem um grau muito alto de automatização e de perderem muito pouco vapor de água durante a cozedura sob pressão.
As nossas recomendações
Segue a lista das panelas de pressão elétricas que recomendamos. Selecionámos os modelos depois de avaliar as características das panelas e de explorar o êxito que cada modelo tem no mercado em termos de vendas e opiniões.
Ninja OP500EU Foodi MAX Multi-Cooker
Modelo supercompleto topo de gama.
- Elevada capacidade: 7,5 litros.
- Multifunções: cozer com pressão, fritar, assar, cozedura lenta, ao vapor, etc.
- Inclui tampa normal e tampa para dourar.
- Construção robusta.
- Recipiente antiaderente de revestimento cerâmico.
Instant Pot IP – DUO60
Modelo campeão de vendas a preço acessível.
- Elevada capacidade: 7 litros (suficiente para 7-10 pessoas).
- Grande painel de controlo fácil de usar.
- 14 programas integrados
- Modelo inglês.
- Inclui uma ficha inglesa (um adaptador para as nossas tomadas, que custa poucos cêntimos, resolve o “problema”).
Outros modelos interessantes
Apesar de termos os modelos acima como recomendações principais, os seguintes modelos também merecem destaque nesta lista.
Vale a pena comprar uma panela destas?
A nossa resposta é contundente: na nossa opinião, sim, vale a pena comprar uma panela de pressão elétrica. Porquê? Porque acarreta várias vantagens comparativamente com uma panela de pressão convencional, tal como abordamos na secção seguinte.
Panela de pressão elétrica versus convencional
Vejamos algumas das situações em que as panelas de pressão elétricas revelam ser mais vantajosas do que as panelas de pressão convencionais:
- É possível programar a cozedura. No final do programa a panela desliga-se automaticamente. Poderá até mesmo ser possível (dependendo do modelo), programar o início dentro de “X” horas e configurar para manter a comida quente no final.
- Conseguem facilmente controlar diferentes combinações de temperatura e pressão.
- Alcançam as temperaturas/pressões desejadas mais rápido do que uma panela convencional.
- Controlam os tempos de cozedura de uma forma muito exata.
- O sistemas de monitorização de tempo e temperatura/pressão já referidos fazem com os os seus pratos saiam sempre bem de um modo muito consistente e reprodutível.
Estas panelas só cozem com pressão?
Não! Estas panelas também podem ser usadas para cozer normalmente (sem pressão), saltear, cozer a vapor, assar ou até grelhar e fritar, como se se tratasse de uma panela/frigideira normal. Alguns modelos até possuem uma tampa especial para conseguir dourar a parte superior dos alimentos. São de facto eletrodomésticos muito versáteis e úteis em qualquer cozinha.
A que características prestar atenção?
No momento da compra de uma panela de pressão elétrica, convém que preste atenção a algumas características. Analisemos algumas em detalhe.
Programabilidade e interface
Regra geral, todas estas panelas têm um nível de programabilidade muito satisfatório e uma interface eficiente com o utilizador. No entanto, há alguns modelos que têm botões com atalhos diretos (para determinados tipos de cozedura padronizados, p. ex. sopa, arroz) com uma disposição ou tamanho que poderão ser considerados mais intuitivos e/ou fáceis de utilizar.
Peças de substituição
Consideramos importante verificar se existem peças de reposição facilmente acessíveis no mercado para a panela em que está interessado. Mais cedo ou mais tarde, terá eventualmente de substituir algum componente da panela, por exemplo:
- O recipiente antiaderente. Os revestimentos antiaderentes nestes recipientes costumam ser de boa qualidade, mas não duram a vida toda e eventualmente começam a fazer com que os alimentos colem ao fundo.
- As borrachas de vedação. Costumam ser resistentes, mas poderá danificá-las ou perdê-las sem querer durante as lavagens.
Não se preocupe porque esta troca de componentes não costuma acontecer com muita frequência. Aliás, podemos dizer-lhe que nós, elementos da equipa de edição do Quero isto, que temos uma panela destas há 8 anos (uma GM), apenas trocamos o recipiente uma vez e ainda não precisámos de trocar as borrachas.
Panela de pressão elétrica ou robô de cozinha?
Tecnicamente, uma panela de pressão elétrica é um robô de cozinha, pois podemos chamar de robô de cozinha a qualquer eletrodoméstico com algum grau de automatização que se use na cozinha. No entanto, o típico “robô de cozinha” (aquele que cozinha sozinho) é um eletrodoméstico diferente com finalidades diferentes das de uma panela de pressão elétrica. Vejamos algumas diferenças fazendo referência a algumas das caracteristicas básicas destes dois tipos de eletrodomésticos:
- Um robô de cozinha não cozinha com pressão, pelo que não cozinhará tão rápido quanto uma panela de pressão elétrica (em particular alguns alimentos “difíceis” como arroz integral ou polvo, por exemplo).
- Uma panela de pressão elétrica não “pesa” ingredientes (pois não incorpora balança como a maior parte dos robôs de cozinha).
- Uma panela de pressão elétrica não “mexe” os ingredientes (pois não tem pás para mexer). No entanto, há receitas que não precisam que se mexam os ingredientes, sendo possível “atirar lá para dentro” os ingredientes e apenas carregar num botão para cozinhar.
Como vê, a escolha entre um eletrodoméstico ou outro depende muito do tipo de receitas que pretende preparar. Dê uma vista de olhos aos robôs de cozinha que recomendamos.
Veja mais modelos de panelas de pressão elétricas na Amazon.
Faz muitas sopas? Vejas as máquinas de fazer sopas que recomendamos.
Na nossa página de robôs de cozinha, temos lá recomendações de robôs e de multiprocessadores de alimentos.