Apresentamos-lhe a nossa lista com 13 das melhores roçadeiras do mercado, incluindo modelos a gasolina e modelos elétricos, e ensinamos-lhe a usar este equipamento corretamente.
Se tem um jardim ou campo de cultivo, seja ele de que tamanho for, é muito provável que tenha uma necessidade ocasional de utilizar uma roçadeira. Conheça neste artigo os modelos que são uma aposta segura e veja também, depois da lista de recomendações, algumas dicas sobre como escolher e utilizar estes equipamentos.
Roçadeiras a gasolina
Este tipo de roçadeiras é muito provavelmente o mais vendido e ubíquo. Estes modelos possuem um pequeno motor que funciona a gasolina. São um pouco pesados devido precisamente ao motor (costumam incluir um acessório que permite pendurá-la ao ombro ou num colete para ajudar a distribuir o peso). Também devido ao motor, estas roçadeiras são um pouco ruidosas (por este motivo recomendamos o uso de proteção dos ouvidos).
McCulloch 00096-70.574.01 B33 B
- Motor de fácil arranque.
- Inclui uma cabeça de corte de 3 dentes e uma lâmina para erva/relva.
- Potência de 900 W.
- Inclui suporte almofadado para distribuir o peso pelos ombros.
Mais escolhas interessantes:
Roçadeiras elétricas
As roçadeiras elétricas são bastante mais silenciosas, emitindo menos ruído do que as roçadeiras a gasolina, mas requerem a ligação a uma tomada elétrica, o que pode implicar ter de andar com cabos elétricos muito longos. Estes equipamentos têm também a vantagem de serem mais leves e, assim, mais manejáveis, comparativamente com os modelos a gasolina
Bosch AFS 23-37
11 used from €91,83
- Correia que facilita o suporte do peso do equipamento.
- Inclui lâmina de 3 dentes mais uma lâmina para erva/relva.
- Motor potente de 950 W que está ao nível dos equipamentos profissionais a gasolina.
Mais modelos interessantes:
Roçadeiras a bateria
Estas roçadeiras são elétricas, mas não precisam de estar ligadas à corrente, pois funcionam com baterias recarregáveis; isto representa uma grande vantagem, já que andar a puxar cabos elétricos pode dificultar imenso uma tarefa que é simples. Possuem também a vantagem de serem silenciosas.
GARDENA ComfortCut Li-18/23R
- Inclui bateria e carregador.
- Bateria de lítio de 18 V.
- Permite cortar 1500 de bordas de relva com uma carga de apenas 4 horas.
- Inclui 6 lâminas de corte (nylon).
- Pesa apenas 998 gramas.
Mais opções interessantes:
- Uma coisa é certa: as roçadeiras que funcionam com baterias recarregáveis não são tão potentes quanto as “primas” que funcionam a gasolina ou até mesmo as elétricas convencionais; deste modo, são recomendáveis apenas para cortar vegetação débil, por exemplo para acertar a relva nos cantos onde uma máquina de cortar relva não chega. Por este motivo, estas roçadeiras são muitas vezes denominadas de “recortadoras”.
- Tenha em conta que alguns modelos deste tipo de roçadeiras não incluem a bateria nem o carregador: normalmente, nesses casos, a marca vende baterias separadamente que servem para alimentar uma vasta gama de ferramentas (ou seja, pode-se usar a mesma bateria com uma panóplia de ferramentas diferentes, o que muitas vezes pode fazer poupar bastante dinheiro se optar por ferramentas da mesma marca).
Que tipo de roçadeira escolher?
Depende muito do tipo de vegetação que vai cortar, pois é isso que vai determinar a potência da máquina que precisa. Vejamos algumas dicas:
- Precisa de arrancar vegetação densa e grossa? Opte por roçadeiras a gasolina ou elétricas de ligar à corrente que tenham motor potente e possibilidade de acoplar vários tipos de lâminas.
- Apenas precisa de aparar e cortar cantos de relva? Opte por roçadeiras com bateria recarregável: são cómodas e possuem versatilidade e potência suficientes para a tarefa.
Uma roçadeira para quê?
Não sabe se precisa de uma roçadeira? Ora bem, uma roçadeira é a ferramenta ideal para cortar e controlar mato e ervas daninhas em espaços relativamente grandes. Adicionalmente, com a “lâmina” certa (ver abaixo), pode utilizar uma roçadeira para recortar cantos de relva e assim rematar o trabalho de uma máquina de cortar relva.
Como usar uma roçadeira
Vamos começar com uma dica importante sobre como não utilizar uma roçadeira: não utilize como uma foice, ou seja, aplicando fortes movimentos de um lado para o outro: estes equipamentos não foram concebidos para serem usados desta forma e podem vergar ou partir e danificar a transmissão.
Para utilizar corretamente uma roçadeira, faça movimentos, de um lado para o outro ou de trás para a frente e vice-versa, mas suaves e devagar. É também importante manter a proteção que está em torno da cabeça o mais encostada possível ao chão, pois protegerá o utilizador contra a projeção de eventuais detritos (pedras, etc.).
Lâminas para roçadeiras: qual usar?
Existem vários tipos de lâminas para roçadeira, umas têm utilizações parecidas mas outras destinam-se a situações bem diferentes. Vejamos exemplos:
- Lâminas com 3 ou 4 dentes: estas lâminas também são destinadas a cortar plantas relativamente finas.
- Lâminas com 2 dentes: estas lâminas destinam-se a cortar plantas já um pouco mais grossas, por exemplo com caules relativamente duros.
- Lâminas multidentadas: destinam-se a cortar ramos de densidade considerável, arbustos muito densos e troncos de pequenas árvores.
- Lâminas de nylon (fios de nylon): estas lâminas servem para realizar um acabamento mais uniforme (se necessário, depois de utilizar as outras lâminas), para cortar perto de paredes de cimento ou outros locais onde a utilização de lâminas normais poderia danificar tanto a lâmina como a estrutura em questão ou ainda para cortar em locais onde existem muitas pedras pequenas que podem danificar as lâminas normais.
O que leu acima são regras gerais que são quase sempre aplicáveis. No entanto, verifique sempre as recomendações das próprias lâminas para verificar que são adequadas para o que pretende.
Alguns modelos de roçadeiras não admitem lâminas universais. Confirme sempre a compatibilidade das lâminas com o seu modelo de roçadeira.
Acessórios para roçadeiras
Dentro da panóplia de acessórios que existem para estes equipamentos, vamos destacar os seguintes:
- Coletes: atrevemo-nos a dizer que são mesmo obrigatórios para trabalhar com uma roçadeira pesada profissional durante bastante tempo. Alguns modelos já incluem algo do género.
- Capacete/viseira: protege o utilizador contra eventuais projeções. Alguns capacetes já incluem isoladores de som para evitar ter de ouvir o imenso ruído emitido pelas roçadeiras a gasolina.
- Caneleiras: protegem a zona das canelas, desde o tornozelo até ao joelho, contra projeções, mas também contra a própria roçadeira (no caso de movimentos descontrolados direcionados para as pernas)
- Outro tipo de equipamento: lembre-se de utilizar calçado resistente e, eventualmente, luvas para atenuar a vibração (que é particularmente forte quando se utiliza uma roçadeira a gasolina).
Veja mais roçadeiras no catálogo da Amazon.
Tem relvado no jardim? Escolha uma boa máquina de cortar relva ou até mesmo um robô corta-relva.
Melhore os espaços de arrumação no jardim.