Mostramos-lhe 10 dos melhores trituradores de ramos e folhas do mercado, que vão aumentar o grau de limpeza do seu jardim ou terreno.
Para elaborar esta lista com os melhores modelos disponíveis no mercado, estudámos as opiniões dos utilizadores e as características de cada modelo.
Estes equipamentos foram concebidos para triturar ramos, caules e folhas de árvores e são muitas vezes designados de biotrituradores.
Trituradores económicos
Os trituradores que se seguem são escolhas económicas com relação preço/benefício muito favorável. São ideais para trabalhos relativamente pouco intensos e esporádicos.
Ryobi RSH2545B 2500 W
- 2500 W de potência.
- Contentor com capacidade para 40 litros.
- O equipamento pesa 14,9 kg, mas tem duas rodas de grandes dimensões para uma fácil deslocação.
- São vários os utilizadores que enfatizam a eficácia e robustez deste equipamento.
- Relação qualidade/preço interessante.
Bosch Home and Garden Biotrituradora AXT RAPID 2000 W
- Modelo campeão de vendas.
- Muito portátil.
- Lâminas de qualidade e duradouras.
Outros modelos interessantes:
Trituradores potentes
Nesta subsecção mostramos-lhe os trituradores com melhor desempenho. Devido à superior qualidade e robustez, têm etiquetas de preço algo mais elevadas, mas essa diferença está perfeitamente justificada. São ideais para situações em que vão ser utilizados para trabalhos algo mais intensos e constantes, pois têm sistemas de corte mais duradouros, resistentes e rápidos.
Bosch biotrituradora AXT 25 TC 2500 W
- Elevada potência.
- Sistema de corte Turbine-Cut.
- Inclui recipiente de recolha de 53 litros.
Ryobi RSH3045U Trituradora eléctrica 3000 W
- Recipiente para 55 litros.
- Estrutura metálica resistente.
- 3000 W de potência.
- Fácil transporte.
- Motor relativamente silencioso.
Mais escolhas interessantes:
Vale a pena comprar um triturador destes?
Se costuma fazer poda às suas árvores ou se simplesmente tem árvores que costumam deixar cair muitos galhos, certamente gera uma quantidade relativamente grande de galhos e folhas; nesse caso, recomendamos vivamente a utilização de um biotriturador como os que mencionamos acima.
Estes biotrituradores permitem diminuir significativamente o volume dos resíduos, facilitando imenso o respetivo transporte e eliminação. Se realiza compostagem ou está a ponderar começar a realizar, os resíduos resultantes do processo de trituração são uma boa base que pode ser adicionada à sua mistura de compostagem.
Características às quais prestar atenção
Vejamos algumas considerações sobre algumas das características destes trituradores.
Combustível
Os modelos que recomendamos acima são todos alimentados a energia elétrica, tendo de estar ligados à corrente; assim, todos requerem uma extensão elétrica com as dimensões necessárias para conseguir ligar o equipamento a uma tomada elétrica. Existem também modelos de trituradores que utilizam motores a gasolina, mas consideramos que esse tipo de equipamento é útil para aplicações mais profissionais em que é necessário triturar uma quantidade enorme de galhos.
Potência
Regra geral, para trituradores que utilizam o mesmo sistema de corte (p. ex. lâminas, fresas, etc.), quanto maior for a potência menor será a probabilidade de o equipamento ficar bloqueado devido à presença de um ramo ou caule mais duro.
Diâmetro máximo
Esta característica indica o diâmetro máximo dos caules a serem triturados. Regra geral, este valor costuma estar entre 4 e 4,5 centímetros na maioria dos modelos.
Recipiente de recolha
Alguns modelos incluem um recipiente de recolha. É certo que é uma funcionalidade que se agradece, mas recorde que, nos equipamentos que não têm esse recipiente, pode colocar sob a boca do equipamento bolsas e/ou qualquer outro tipo de recipiente. Assim, não deixe que a presença/ausência de recipiente de recolha determine a sua escolha.
Veja o catálogo completo de trituradores de ramos e folhas da Amazon.
Precisa de uma boa máquina de cortar relva?
Seja mais eficiente a recolher as folhas do seu jardim.
Saiba quais as melhores lavadoras de alta pressão.