Trazemos-lhe uma lista com 10 dos melhores microfones externos para câmaras de vídeo/fotográficas DSLR, seja qual for a marca da câmara (Canon, Nikon, Sony, etc).
Facto: as câmaras fotográficas DSLR foram concebidas para tirarem fotografias e evoluíram tendo em conta esse objetivo principal; no entanto, praticamente todos os modelos permitem a gravação de vídeos com uma qualidade impressionante; alguns modelos gravam com resolução 4K e com uma qualidade geral que supera imenso a qualidade dos vídeos gerados com câmaras de smartphones.
Assim, faz todo o sentido pensarmos em adquirir um microfone externo para as nossas câmaras fotográficas DSLR, pois utilizamos cada vez mais estas câmaras como equipamento principal de gravação de vídeo.
Lista dos melhores microfones externos para câmaras DSLR
Segue-se a lista propriamente dita da nossa seleção de microfones externos. Selecionámos modelos que encaixam no sítio onde habitualmente encaixam os flashes externos (hot shoe). Restringimo-nos a modelos com muito êxito no mercado.
Rode Videomicpro+
8 usado(s) a partir de €203,70
Envio grátis
- El micrófono para cámara líder en el mercado que se encuentra en las cámaras de los mejores vloggers, documentalistas y cineastas del mundo
- Micrófono cañón real diseñado para su uso con videocámaras, cámaras DSLR y grabadoras de audio portátiles como fuente de audio primaria y de referencia.
- Cuenta con numerosas características profesionales, como ajuste de ganancia, atenuación, pista de seguridad, filtro de paso alto conmutables, refuerzo de alta frecuencia y más, para asegurarte de que puedas capturar un excelente audio en cualquier situación
- Não adiciona peso significativo (122 gramas).
- Bateria recarregável incluída, que garante cerca de 100 horas de funcionamento por cada carga completa.
- Funciona também com duas pilhas AA.
- Sensível a uma alta gama de frequências (20 Hz – 20 kHz).
- Permite aplicar diretamente filtros e boosts ao som gravado.
Estes modelos são igualmente interessantes, sendo certo que alguns modelos são até algo superiores ao modelo citado acima (nomeadamente um da marca Shure).
Estes microfones não vão ter o mesmo rendimento dos mencionados acima, mas continuam a ser um upgrade comparativamente com o microfone original. Há modelos ainda mais baratos, mas não os recomendamos de todo.
Quer ver mais modelos? Explore o catálogo completo de microfones para câmaras DSLR na Amazon (hiperligação patrocinada).
Por que não usar o microfone incorporado?
Resposta rápida: o microfone incorporado não tem qualidade suficiente!
- O som destes microfones é “fininho”, pobre em frequências baixas e médias/baixas (sons graves pobres);
- O som gravado por estes microfones é pouco uniforme/pouco fiel nas restantes frequências mais altas (sons estridentes, sibilantes e pouco fieis ao som ou à voz original).
- Os microfones incorporados são muito sensíveis a ruídos de background como o vento.
Não é de surpreender que não consiga obter, com um microfone originalmente incorporado nas câmaras, um som como o que ouve em programas de televisão ou até mesmo em alguns canais do YouTube.
Como conectar o microfone externo à câmara?
Praticamente todas as câmaras que permitem gravação de vídeo possuem uma entrada onde encaixa um microfone através de jack TRS de 3,5 mm. Nos modelos que recomendamos acima (bem como na maioria dos restantes modelos), a ligação é feita precisamente através de um cabo destes.
E o flash onde encaixa?
Se encaixar um microfone na “ranhura” dedicada aos acessórios (hot shoe), estará a ocupar o mesmo sítio onde encaixam os flashes externos. Poderá, eventualmente e dependendo do tamanho do microfone, continuar a usar o flash incorporado da câmara DSRL. No entanto, esta “incompatibilidade” não costuma ser um problema, pois quando preparamos um setup para gravação de imagem, normalmente não estamos a pensar utilizá-lo para tirar fotografias ao mesmo tempo. Se precisar de tirar fotografias com flash externo ocasionalmente durante sessões de gravação, pode sempre desencaixar o microfone ou optar por comprar um microfone que não ocupe essa “ranhura”.
Porque é que alguns modelos de microfones têm filtros de frequências baixas?
O que este tipo de filtro faz é reduzir a sensibilidade a sons que têm frequências muito baixas (muito graves), como por exemplo ruídos de funcionamento de motores de ar condicionado, pancadas ligeiras na mesa onde está colocado o setup ou até mesmo letras “P” pronunciadas com “demasiada força”. Não é algo imprescindível, pois na pós-produção pode facilmente aplicar um filtro destes no software de edição.
A espuma/corta-vento é essencial?
Este tipo de material que se coloca em torno do microfone propriamente dito tem a função de filtrar tanto os ruídos de baixas frequências (os exemplos citados no parágrafo acima aplicam-se aqui também) como outros ruídos de frequências e intensidades variáveis (por exemplo o vento). Tudo depende do ambiente da gravação; se o ambiente for totalmente silencioso, até pode nem precisar destes acessórios (mas é certo que essas circunstâncias “ideais” raramente aparecem num contexto real, exceto em estúdios).