Instalar um ar condicionado portátil é a solução ideal quando não é possível instalar um normal: veja a nossa lista com 7 dos melhores do mercado.
Nem sempre é possível ou desejável instalar um ar condicionado normal: exige espaço no exterior para colocar o motor e espaço numa parede para colocar a unidade interior. As restrições de espaço disponível são grande parte das vezes motivos para escolher um ar condicionado portátil; adicionalmente, o próprio fator “portabilidade” desempenha um papel importante na escolha quando pretendemos climatizar diferentes zonas com um só aparelho.
As nossas recomendações
Segue-se a nossa lista de recomendações propriamente dita, que inclui modelos selecionados manualmente através de uma avaliação das características e dos comentários dos utilizadores. Optámos por separar a lista por faixas de preço e demos prioridade à refrigeração (ou seja, nem todos os modelos que apresentamos aqui são capazes de aquecer o ambiente).
Ares condicionados portáteis de gama média/alta
Equipamentos com gamas de preço altas, mas com prestações que justificam a etiqueta de preço mais elevada. Há modelos ainda mais caros, mas não entram na nossa lista por não considerarmos a diferença de preço justificável.
KLARSTEIN Metrobreeze 9 Paris
- 9000 BTU e 1050 W.
- Classe energética A.
- Funciona também como desumidificador e ventilador.
- Design elegante.
- Inclui comando à distância.
- Rodas que facilitam o transporte.
- Os utilizadores referem que faz ruido (pois é inevitável para um equipamento deste tipo), mas que até é relativamente silencioso (comparativamente com outros).
Ares condicionados de gama média
Aqui mostramos equipamentos com faixas de preço algo mais baixas, mas que revelam ser boas apostas dado o êxito que têm no mercado.
Cecotec ForceSilence Clima 7250 SmartHeating
- Também funciona como aquecedor, ventilador e desumidificador.
- Ruído abaixo de 65 dB, o que o qualifica como um ar condicionado silencioso.
- Duas velocidades.
- Programável.
- Inclui comando à distância.
- 7000 BTU, adequado para divisões até 20 metros quadrados.
- Eficiência energética classe A.
Como é que se instala um ar condicionado portátil?
Este tipo de ares condicionados não são propriamente “instalados”. Vejamos como se instala:
- Em primeiro, lugar, costumam ter rodas para facilitar a movimentação dentro de casa;
- Em segundo lugar, possuem um tubo longo que tem de passar para o lado de fora através de uma porta ou de uma janela; para tal, basta colocar o equipamento relativamente perto dessa porta ou janela de modo a que se consiga colocar a extremidade do tubo do lado de fora.
- Em terceiro lugar, a maioria dos equipamentos deste tipo já vem com um “kit” de instalação que permite fechar a restante zona da porta ou janela por onde o tubo sai; o ar condicionado funciona sem este “kit”, mas será significativamente menos eficaz pois haverá uma porta ou janela entreaberta a deixar entrar ar quente. Se o kit que vem incluído (eventualmente) não for adequado para a sua porta ou janela, há à venda em separado.
Estes “kits” não são mais do que tecidos que “fecham” a parte da porta ou janela que fica aberta, possuindo um orifício por onde passa o tubo.
Ar condicionado portátil versus fixo
Recomendamos a compra de um ar condicionado portátil apenas quando não tem a possibilidade de instalar um fixo. São várias as razões para esta nossa recomendação:
- Um ar condicionado fixo não ocupa espaço, pois é normalmente instalado numa parede; já o ar condicionado portátil precisa de estar colocado no chão (obrigatoriamente perto de uma janela) e não é propriamente um eletrodoméstico pequeno.
- O facto de se ter de deixar uma janela aberta poderá em algumas circunstâncias representar um risco de segurança (por exemplo quando o deixa a trabalhar sem ninguém em casa).
- Se pretende refrigerar uma divisão muito grande (p. ex. com mais de 40 metros quadrados), vai ter dificuldade em encontrar um ar condicionado portátil com a potência necessária.
- Os ares condicionados portáteis são necessariamente mais ruidosos do que os primos fixos, pois o motor propriamente dito fica também ele dentro de casa.
Apesar desta nossa inclinação para os ares condicionados fixos, sabemos perfeitamente que nem sempre existem as condições necessárias para a sua instalação. Vejamos exemplos desses casos em que não é possível instalar um ar condicionado fixo:
- Vive num apartamento alugado e não quer fazer os buracos necessários para a instalação ou o senhorio não o permite.
- Não tem espaço numa parede exterior para instalar o motor ou o condomínio não permite a instalação.
Nestes casos e em qualquer outro caso em que só tem duas opções, nomeadamente:
- Não comprar nenhum ar condicionado OU
- Comprar um ar condicionado portátil.
… recomendamos vivamente a 100 % a compra de um ar condicionado portátil, sem qualquer sombra de dúvida!
Veja o catálogo completo de ares condicionados portáteis da Amazon (hiperligação patrocinada).
Interessa-lhe otimizar o ar de sua casa? Veja as nossas recomendações de desumidificadores e de humidificadores/purificadores.