Neste artigo mostramos-lhe 12 das melhores máquinas de fazer crepes que encontrará disponíveis no mercado, desde modelos simples e básicos até modelos complexos e profissionais.
Seja para um ambiente doméstico ou profissional, utilizar máquinas de fazer crepes — também são conhecidas como “crepeiras” — faz com que seja mais fácil fazer crepes caseiros que saem sempre bem.
As nossas recomendações principais
Seguem-se as nossas duas recomendações principais. Ambos os modelos são eficazes, mas é certo que um deles é bastante completo e o outro muito simples. Nas secções seguintes destacamos mais algumas máquinas de fazer crepes de categorias especiais.
Lagrange 109006
Máquina robusta e versátil. Preço algo elevado para um eletrodoméstico simples, mas justificável.
- Dimensões até 35 cm.
- Tem duas placas antiaderentes desmontáveis: uma para fazer crepes grandes normais e outra para fazer crepes pequenos (7 de cada vez).
- Inclui vários acessórios de madeira.
Orbegozo CM 2360
Excelente relação qualidade/preço: máquina básica satisfatória por preço quase simbólico.
- 30 cm de diâmetro.
- Inclui “espalhador” de massa para conseguir crepes muito finos.
- Inclui também espátula.
- Acessórios de madeira que não riscam a superfície antiaderente.
Outras máquinas
Estes modelos também merecem referência.
Máquinas de fazer crepes pequenos
Existem também umas máquinas que fazem lembrar pequenas frigideiras elétricas com superfície antiaderente. Permitem trabalhar com pouca massa e, assim, fazer crepes de pequenas dimensões. São ideais para quem não tem muito espaço, mas que, ainda assim, quer ter um eletrodoméstico específico para crepes.
Máquinas de fazer crepes a gás
Certamente que um dos únicos cenários que requerem máquinas de fazer crepes que funcionem a gás seja o caso de pequenos negócios ambulantes que têm de canalizar a energia elétrica para outros fins. São certamente modelos robustos, mas têm etiquetas de preço bem mais elevadas.
Máquinas de crepes profissionais
Nesta subsecção apresentamos máquinas que são robustas premium e que têm capacidade para preparar muitos crepes seguidos, podendo ser utilizadas até mesmo em estabelecimentos de restauração.
Vale a pena comprar uma máquina destas?
Estas máquinas de fazer crepes são de facto úteis. Vejamos algumas vantagens:
- Aquecem rápido e permitem controlar bem a temperatura de modo a não queimar a massa.
- Facilitam a tarefa de fazer vários crepes seguidos.
- Alguns modelos são muito robustos ao ponto de poderem ficar ligados muito tempo (importante para os estabelecimentos de restauração).
- Evitam a necessidade de reservar frigideiras antiaderentes de propósito só para crepes.
- É muito mais fácil fazer crepes nestas máquinas do que numa frigideira ou panela vulgar.
Frigideiras para crepes
Os utensílios que vamos apresentar agora não são “máquinas” nem são sequer “elétricos”. São simples frigideiras ou sertãs que têm um formato mais apropriado para fazer crepes (têm as arestas pouco altas). Esta solução pode ser muito interessante para quem não quer ter mais um eletrodoméstico a ocupar espaço.
Gosta de waffles? Veja as nossas recomendações de melhores máquinas de fazer waffles.
Faça tostas mistas e sanduíches melhores do que as que come fora de casa: veja as sanduicheiras elétricas que recomendamos.