O robô aspirador da Xiaomi é um verdadeiro campeão de vendas, sendo um dos produtos que mais ajudou a impulsionar a marca asiática Xiaomi. Será que vale a pena comprar? Leia a análise que se segue, realizada após mais de um ano de utilização.
«Estamos muito contentes com a aquisição. É um eletrodoméstico indispensável!»
O que motivou a compra
O principal problema cá em casa são os pelos do gato persa, as areias que ele arrasta pela casa toda ao sair da caixa de areia e o nosso cabelo. Tudo isto faz com que aspirar a casa seja uma tarefa que tem de ser feita bem mais de que apenas uma vez por semana. Tínhamos de varrer/aspirar e passar a mopa imensas vezes para tentar manter o mínimo de limpeza; as horas acumuladas nesta tarefa acumulavam-se e potenciavam a sensação de tempo desperdiçado!
Antes de comprarmos o robô aspirador da Xiaomi, já tínhamos outros aspiradores, nomeadamente um aspirador vertical sem fios e uma máquina de limpeza profissional com função de limpeza a vapor. São de facto úteis em determinadas situações pontuais, mas ambos têm um inconveniente que não dá para ultrapassar: não fazem nada sozinhos!
Por esta razão, e depois de pensarmos bem sobre o assunto — afinal era mais um aspirador para a coleção — decidimos comprar o robô aspirador da Xiaomi. Já tinhamos ouvido falar muito bem dele, era mais barato do que as marcas concorrentes e depois de ver alguns vídeos do aspirador em funcionamento, arriscamos.
Encomenda
Encomendámos o robô aspirador Xiaomi através da gigante superfície online Gearbest. Demorou cerca de três semanas a chegar. Veja mais detalhes abaixo em “Onde comprar”.
Embalagem
Há que dizer que o aspirador veio muito bem embalado. A caixa de cartão que o envolvia é “à prova de maus tratos” (infelizmente habituais em muitas transportadoras). Dentro da caixa de cartão, o aspirador e a base de carregamento vieram muito bem protegidos dentro de uma estrutura de esferovite.
Instalação
A instalação do aspirador é muito simples e não requer nenhuma operação difícil.
Colocação em funcionamento
Assim que recebemos o aspirador em casa, experimentámo-lo de seguida. O robô em si já vem montado e nem é preciso que a base esteja ligada à rede elétrica; basta colocar o aspirador onde se pretende que aspire e premir o botão na parte superior.
Montagem da base de carregamento
Basta pousar a base no chão, encostada à parede e relativamente perto de uma tomada. A base vem com uma ficha chinesa, mas existem adaptadores disponíveis em qualquer superfície de produtos de eletricidade. Aliás, já encomendámos 4 aspiradores (para amigos e familiares), e em 3 destas encomendas veio incluído um adaptador, por isso pensamos que a vez em que não veio nenhum adaptador foi mesmo por engano (é provável que seja enviado com um adaptador, dependendo das tomadas usadas no país de destino da encomenda).
Segundo o manual, é necessário deixar algum espaço livre de ambos os lados para que o aspirador possa encaixar e desencaixar sozinho com facilidade; no entanto, colocámos a base num espaço bem estreito, com apenas alguns centímetros de cada lado, e funciona muito bem assim.
Ligação à rede WiFi
É necessário instalar num dispositivo móvel (smartphone ou tablet) a aplicação Mi Home (disponível no Google Play e na App Store da Apple). A partir daí, basta adicionar um dispositivo e seguir as instruções.
Durante estes passos para configurar a rede, a aplicação pede para ativar temporariamente o Bluetooth do dispositivo móvel, pois é através deste método que o dispositivo comunica diretamente com o aspirador durante a configuração (não é preciso em momento algum conectar o aspirador a um telemóvel ou computador através de cabo).
Depois de tudo instalado e configurado, dentro da aplicação Mi Home aparece um novo dispositivo, sendo possível adicionar no dispositivo móvel um atalho direto para a aplicação do aspirador sem ter de entrar no mesmo através da aplicação Mi Home. Recomendamos também atualizar o firmware (se houver alguma atualização disponível) depois de concluir a instalação.
Funcionamento
Avisos sonoros
Para além das notificações que se recebem no dispositivo móvel onde está instalada a aplicação, o robô aspirador da Xiaomi «fala»:
- Quando começa a aspirar
- Quando volta para a base
- Quando não encontra a base
- Quando fica preso
Para que estes avisos sejam úteis, é recomendável configurar o idioma do som para inglês (por defeito, vem em chinês).
Sensores
O robô tem sensores e contorna eficazmente os obstáculos. Vai mapeando o que está à volta à medida que se vai deslocando e tem sensores de proximidade que “definem” os limites já identificados à distância. Não danifica móveis, paredes, portas nem rodapés: quando se está a aproximar de um limite físico, diminui a velocidade e toca levemente nessa superfície antes de mudar de direção; este toque é muito ligeiro e é feito por uma peça que “clica” para dentro, o que ajuda a limitar a pressão exercida na superfície.
Modos de limpeza
O robô tem quatro modos de limpeza: silencioso balanceado, turbo e máx. Estes modos determinam a potência de sucção do aspirador e, assim, o ruído que este emite. Proporciona a possibilidade de ser utilizado mesmo quando há pessoas a dormir. E quem pensa que o modo silencioso é pouco eficiente desengane-se, fica tudo muito bem limpo!
Manutenção
As tarefas de manutenção do aspirador são mínimas. Durante muito tempo, a única coisa que é preciso fazer é esvaziar o reservatório do lixo; não é preciso que seja todos os dias nem depois de todas as limpezas, mas como não é muito grande convém ir esvaziando, o que na verdade é um processo muito simples, bastando: levantar a tampa e puxar o reservatório; abrir o reservatório e despejar; voltar a colocar o reservatório e fechar tampa.
Outras vantagens
Para além da maravilhosa particularidade de funcionar sozinho, o robô apresenta ainda outras vantagens:
Volta para a base quando termina a tarefa ou quando fica sem bateria para a carregar, sendo que neste último caso depois de carregar volta ao mesmo local e termina a limpeza. Isto significa que pode sair de casa e deixar o robô a aspirar!
Tem uma excelente autonomia; cá em casa nunca fica sem bateria! O único senão é que ainda não é capaz de ultrapassar escadas e de vez em quando há peças que têm de ser substituídas (escovas, filtros). E já que se fala disso, até a manutenção é facilitada! Como? Através da aplicação.
A aplicação para smartphones e tablets:
- A aplicação é mais uma maravilha deste robô, apesar de não estar disponível totalmente em português.
- Mostra o mapa da limpeza em curso, sendo possível acompanhar o funcionamento do aspirador em tempo real
- As últimas limpezas ficam memorizadas, assim como o tempo e a área de funcionamento
- Se o aparelho ficar retido em algum local, recebe-se uma notificação no dispositivo móvel
- Quando termina a limpeza, recebemos igualmente uma notificação
- Tem uma função para encontrar o robô que, quando ativada no dispositivo móvel, faz com que a máquina grite «Estou aqui!» para a localizarmos através do som.
- Avisa-nos tudo o que temos de fazer no que diz respeito à manutenção, mais precisamente quantas horas de funcionamento faltam até ser necessário limpar os sensores, substituir as peças, etc.
- Emite uma notificação quando o recipiente dos resíduos se encontra cheio (embora aconselhe uma limpeza regular após utilização)
- Permite ativar a limpeza apenas numa zona específica, através da função «spot»
- Permite controlar diretamente o robô com «joysticks» virtuais.
Conclusão
Onde e como comprar
Embora haja algumas superfícies comerciais que comercializem este produto em Portugal, o preço nestes locais acaba por estar muito inflacionado. É sempre mais vantajoso encomendar através do conhecido sítio Web Gearbest.com. Veja no topo da página o link.