O projetor Optoma GT1080e é uma das nossas escolhas de melhores projetores para home cinema e não é por acaso: para um projetor com resolução FullHD e luminosidade acima da média, tem uma etiqueta de preço muito, mas muito favorável.
Apesar de se tratar de um modelo que existe no mercado há vários anos, continua a ser uma escolha acertada com prestações muito boas. Segue-se a nossa análise completa a este projetor, realizada quase 3 anos após utilização frequente.
Embalagem
Este projetor em concreto foi encomendado na Amazon IT (hiperligação acima), que na data de compra (dezembro de 2017) apresentava o preço mais vantajoso. Veio perfeitamente embalado no interior de uma mochila; esta mochila, por sua vez, vem dentro de uma caixa de cartão revestida no interior por bolsas de ar. Trata-se de um sistema de embalagem simples, mas eficaz para proteger contra as manipulações “violentas” por parte das transportadoras.
A mochila
No parágrafo anterior referimos que o projetor vem dentro de uma mochila. Esta mochila tem o propósito de facilitar o transporte do projetor.
Uma vez que se trata de um projetor de curta distância que não requer uma instalação complicada, é perfeitamente viável levá-lo para casa de outras pessoas, onde se pode instalar sem complicações e projetar a imagem nem que seja numa parede.
Estrutura
O projetor propriamente dito tem uma estrutura de plástico branco e duro, com robustez satisfatória. A lente vem com uma tampa de plástico facilmente removível. É muito recomendável deixá-la colocada quando não está a ser usado, pois é muito fácil haver acumulação de pó na lente (o que na verdade pode acontecer com qualquer projetor).
Existe um fio (removível) que prende a tampa da lente à estrutura; embora possa ajudar a não perder a tampa quando não está colocada, funciona como íman para felinos (quem tem gatos vai perceber!), por isso optámos por tirá-la (temos é de ter cuidado para não perder a tampa quando não está colocada).
Na parte inferior há apoios reguláveis (dois atrás + um à frente) para ajustar o ângulo de projeção. Basta rodar os apoios para fazer a regulação (não é preciso ferramentas): apertar/aparafusar para baixar; desapertar/desaparafusar para subir.
Existem várias fendas na estrutura para permitir uma boa circulação de ar. Trata-se de um fator importante, pois lá dentro está uma lâmpada potente que gera imenso calor.
O comando
O comando tem um tamanho adequado e permite aceder de imediato às funções mais usadas. Para dizer a verdade, apenas utilizamos as teclas para ligar, desligar e alterar o volume durante uma utilização normal! Mas é um facto que, para a configuração inicial (selecionar a fonte, alterar as “keystones”, etc.), tem botões diretos disponíveis sem necessidade de entrar nos menus.
O comando é retroiluminado, o que facilita imenso a utilização sem necessidade de luz ambiente.
A luz liga automaticamente depois de pressionar qualquer tecla e permanece ligada durante uns segundos.