Já ouviu falar em magnet fishing? Traduz-se literalmente como “pesca com ímanes” e é mesmo isso: pescar em rios, rias, poços, etc., mas com ímanes superpotentes em vez de anzóis vulgares. Continue a ler para descobrir em que consiste e saber tudo o que precisa para começar a praticar este hobbie.
O que é o magnet fishing?
A tradução literal deste termo para português — “pesca com ímanes” — é muito esclarecedora: trata-se de ir à “pesca” com ímanes superpotentes. Vejamos em que consiste:
- Ata-se uma corda num gancho preso a um íman de grande capacidade;
- Lança-se o íman para o fundo de um rio, ria, mar, oceano, poço (ou qualquer outra massa de água);
- Arrasta-se o íman pelo fundo da massa de água, trazendo-o de volta até nós;
- Recolhem-se os itens metálicos provenientes do fundo e que ficam “colados” ao íman;
- Repete-se o lançamento do íman para a água, tentando cobrir o máximo de área possível.
Qual é o objetivo do magnet fishing?
Não é mais do que um passatempo! O objetivo principal é passar um bom bocado com amigos ou familiares enquanto desfruta da natureza e tenta resgatar e devolver à superfície objetos submersos no fundo de massas de água. Não se trata de lucrar com os itens que se “pescam”, mas existe a possibilidade de conseguir encontrar itens valiosos!
O que é que as pessoas “pescam” com estes ímanes?
Esta atividade começa a ter cada vez mais popularidade no estrangeiro, principalmente em cidades antigas com muitas pontes e rios (no Reino Unido, Holanda, França, Alemanha, entre outros). Há cada vez mais vídeos no YouTube de grupos de pessoas a praticar magnet fishing (até já há canais dedicados exclusivamente a este tipo particular de “pesca”!).
As pessoas encontram de tudo! Desde pregos e outros artigos de metal sem valor, passando por chapas/varas de metal ferrugentas, bicicletas, motas, cofres, facas, canas de pesca e até armas (algumas são autênticos tesouros da época da segunda guerra mundial). Veja alguns exemplos abaixo:
Estes vídeos são altamente viciantes, pois criam uma expectativa muito grande sobre o que as pessoas vão encontrar. Fazem-nos querer comprar imediatamente um íman destes para irmos nós próprios à “pesca”!
O que preciso para começar já a praticar magnet fishing?
Para além de paciência e vontade de passar um bom bocado só precisa de uma corda muito longa e de um superíman — um íman muito potente capaz de puxar dezenas ou até centenas de quilos. Veja algumas opções:
Estes ímanes têm mais alguma utilização?
Há pessoas que usam este tipo de ímanes para pendurar coisas muito pesadas na parede ou no teto (por exemplo, uma bicicleta). Outras pessoas simplesmente gostam de “brincar” com o magnetismo e de fazer experiências curiosas.
Nota importante: estes ímanes são mesmo muito potentes!
São potentes ao ponto de serem muito perigosos: podem esmagar um dedo, por exemplo. Pode ser muito difícil retirar um metal da superfície do íman. Também não devem ser aproximados de dispositivos como pacemakers.
Onde ir “pescar”?
Se este hobbie despertou a sua curiosidade, só tem de comprar um íman potente e escolher um sítio ideal para ir pescar: pense em pequenos cursos de água com pontes ou qualquer outro local onde as pessoas possam inadvertidamente deixar cair ou até mesmo atirar propositadamente coisas para a água.
O que fazer com os itens encontrados?
Simplesmente deite fora, recicle ou guarde para criar uma coleção: tudo depende do que encontrar! Se encontrar objetos metálicos suspeitos (por exemplo, armas brancas ou armas de fogo), contacte a polícia: quem sabe se não pode participar ativamente na resolução de crimes pendentes na justiça?
Bom dia. É permitida esta prática em Portugal? Há alguma legislação neste sentido?
Obrigado
Olá Diogo. Não temos conhecimento de nenhuma legislação na área, parecendo existir um «vazio legal». Existe legislação para a pesca propriamente dita, bem como legislação que proíbe o uso de detetores de metais, mas nenhuma destas situações parece aplicar-se aqui. Se encontrar mais informação sobre o tema, por favor partilhe connosco!
É um hobby pouco conhecido em Portugal, mas há muito potencial. Bom artigo!
Agradecemos o comentário, Sílvia! É bem verdade, e ficamos contentes por saber que há cada vez mais pessoas interessadas e recursos web sobre o assunto no nosso país.
Muito obrigada pela resposta! Aproveito para dizer que tomei a iniciativa de mostrar alguns vídeos de pesca magnética em Portugal. @pescamagneticapt no TikTok e “Pesca Magnetica PT”no Youtube.
Agradecemos a partilha e esperamos que os canais que criou sobre pesca magnética tenham muito êxito!
Até breve!