Trazemos-lhe uma lista com 25 dos melhores grelhadores de vários tipos para ter em casa e usar tanto em espaços interiores como exteriores.
Explorámos os modelos existentes no mercado e selecionamos-lhe grelhadores de vários tipos (elétricos, gás, carvão, etc.) que são uma aposta segura. Selecionámos apenas modelos com êxito no mercado (muitas unidades vendidas e boas opiniões).
Grelhadores elétricos simples tipo prancha
Estes grelhadores são muito simples: têm uma superfície antiaderente que aquece e funcionam ligados à corrente elétrica.
- 2400 W de potência.
- Canal de saída de gorduras: escorre dos alimentos para uma bandeja.
- Temperatura ajustável.
- Ideal para usar no centro de uma mesa.
- Cabo elétrico com 2 metros.
Mais modelos interessantes de pranchas elétricas antiaderetes.
Grelhadores elétricos tipo sandwicheira
Estes grelhadores têm um formato tipo sanduicheira (já agora, veja as nossas recomendações com as melhores sanduicheiras elétricas). São compostos por duas partes que fecham uma sobre a outra, garantindo uma distribuição de calor muito mais uniforme e acelerando a preparação, pois aquecem dos dois lados ao mesmo tempo.
De'Longhi Multigrill CGH 1012D
- Potência de 2000 W.
- Painel LED digital.
- Controlo inteligente de temperatura e tempo, independente para cada placa.
- Placas antiaderentes extraíveis e laváveis na máquina de lavar loiça.
- Inclui espátula, placa grill “ondulada” e placa lisa.
- Muito versátil.
- Pode ser aberta na totalidade, ficando as duas placas lado a lado.
- Estrutura robusta.
Tefal Optigrill GC712D12
10 used from €83,15
- Modelo campeão de vendas.
- 6 programas automáticos.
- Placas antiaderentes de alumínio aptas para serem lavadas na máquina.
- Barra que indica o progresso da cozedura.
- Sensor que mede a grossura dos alimentos.
Outros grelhadores estilo sanduicheira que “abrem e fecham” interessantes.
Grelhadores elétricos com grelha metálica
Estes grelhadores distinguem-se dos anteriores na superfície onde os alimentos propriamente ditos são efetivamente cozinhados: têm uma grelha metálica em vez de terem uma superfície antiaderentes.
- Totalmente desmontável.
- Aquecimento rápido.
- 2300 W.
- Grelha cromada com superfície de 37 x 23 cm.
- Cabo de alimentação de 1,4 metros.
Mais “grelhadores com grelha” de metal em destaque.
Grelhadores de pedra
Há grelhadores de pedra diferentes em termos de complexidade, desde modelos que apenas são compostos por uma pedra que se coloca previamente a aquecer no forno até modelos que aquecem ativamente (a gás, eletricidade ou carvão) a referida pedra. Podem ser usados em espaços interiores e exteriores (desde que ao abrigo da chuva e com possibilidade de ligar à rede elétrica).
Severin RG 2343 Raclette Partygrill
- Campeão de vendas.
- Grelhador elétrico (1400 W de potência)
- Inclui minibandejas para queijo.
- Fácil de limpar.
- Pedra com revestimento antiaderente.
- Termostato regulável.
Mais grelhadores que utilizam pedras como superfície de aquecimento e cozedura de alimentos.
Grelhadores a gás
Os modelos que se seguem utilizam gás como matéria combustível. São ideais para usar em espaços exteriores, mas também podem ser usados dentro de casa com os devidos cuidados de ventilação e circulação de ar. Nesta categoria há uma marca que distingue pela sua experiência: Campingaz.
Grelhadores a carvão
Quando ouvimos o nome “grelhador”, a primeira coisa que nos vem à cabeça é “carvão” (ora bem, a primeira depois de outras como “sardinhas”, “espetadas”, “lulas”, “dourada”, etc. dependendo da fome!). Nesta secção apresentamos-lhe a 3 modelos diferentes que são uma aposta segura, ideais para ter num espaço exterior!
Grelhadores elétricos profissionais
Nesta categoria inserimos os grelhadores de elevada capacidade e considerável robustez, sendo adequados para usos intensivos por exemplo em negócios de restauração.
Grelhadores para o fogão ou placa da cozinha
Aqui mostramos-lhe utensílios extremamente simples que não têm fonte de calor própria: destinam-se a ser colocados em cima da fonte de calor proporcionada pelo seu fogão a gás ou placa elétrica, tal como uma panela ou frigideira. A grande vantagem destes utensílios é o grande tamanho.
Grelhador de pedra versus grelha versus superfície antiaderente
A superfície onde se grelham os alimentos determina até certo grau o sabor característico de determinado tipo de grelhador. Há que referir também que a limpeza acarreta diferentes graus de dificuldade dependendo do tipo de grelhador. Vejamos algumas vantagens e desvantagens de cada tipo.
- Uma simples grelha por cima de carvão dará o sabor típico de “churrasco” aos alimentos; podem ser complicadas de limpar! Independentemente de usar carvão ou outra fonte de calor, os alimentos ficam “tostados” mais rápido quando se usa uma grelha.
- Os grelhadores com superfície antiaderente (que normalmente são elétricos) fazem com a que comida não “cole” e são muito fáceis de limpar. No entanto, tal como as sertãs do mesmo material, é possível que a superfície antiaderente seja tudo menos “antiaderente” depois de alguns anos (ou dias!) de uso descuidado. Por isso… há que cuidar e prolongar a vida útil destas superfícies.
- As superfícies de pedra (p. ex. granito) têm uma grande durabilidade e são mais versáteis: podem ser usadas com fogo, eletricidade, ou até mesmo sem fonte de calor constante (podem ser colocadas a aquecer ao fogo ou no forno e posteriormente colocadas em cima de uma mesa, sendo usadas para grelhar alimentos na própria mesa).
Veja mais modelos de grelhadores na Amazon.
Veja a nossa seleção de sanduicheiras e fritadeiras elétricas.