Mostramos-lhe 8 das melhores máquinas de fazer algodão-doce, tanto para uso caseiro como para uso profissional e para vários orçamentos.
Já não precisa de ir às festas da cidade ou da vila de propósito para comer algodão-doce! As máquinas que está prestes a ver permitem-lhe que confecione o seu próprio algodão-doce: fica maravilhoso e garante momentos de lazer e diversão para toda a família!
Selecionámos para esta lista apenas modelos bem-sucedidos no mercado: muitas unidades vendidas e boas opiniões praticamente unânimes.
Máquinas de algodão-doce domésticas
Nesta subsecção mostramos-lhe as máquinas destinadas a uma utilização doméstica. Não são tão robustas como as máquinas profissionais (ver mais abaixo), nem fazem tanta quantidade, mas são eficazes e garantem momentos de lazer tanto para adultos como para crianças.
Gadgy® GG0612 500W
2 used from €38,93
Características
- ALGODÓN DE AZÚCAR CUANDO QUIERAS - Disfruta en casa y cuando quieras de tu dulce de parques de atracciones favorito. Experimenta con distintos sabores para crear deliciosos algodones de azúcar.
- FÁCIL DE USAR - Precalienta la máquina para hacer algodón de azúcar, vierte el azúcar con la cuchara incluida y, en menos de dos minutos, disfrutarás de tu algodón de azúcar fresco, ¡como te gusta!
- IDEAL PARA FIESTAS Y COMO REGALO - ¡La máquina de algodón de azúcar para niños y adultos será el centro de atención de cualquier fiesta! Una fantástica idea de regalo de cumpleaños, boda o Navidad.
- FÁCIL DE LIMPIAR – Esta máquina de algodón de azúcar tiene un gran bol protector que mantiene la cocina sin desorden. Es fácil de desmontar y limpiar: ¡úsala sin preocuparte de la limpieza!
- DISEÑO DE CALIDAD - Esta máquina de dulce de azúcar para el hogar destaca por su acabado de alta calidad y su diseño retro clásico. Es duradera y tiene el tamaño ideal para caber en cualquier cocina.
- Modelo campeão de vendas.
- Fácil de utilizar e de limpar.
- Inclui colher dosificadora e 10 pauzinhos.
- Tem ventosas na parte inferior, o que permite que fique estável durante o funcionamento.
Máquinas de algodão-doce profissionais
Com as máquinas que se seguem, conseguirá produzir bastante algodão-doce, a um ritmo elevado. São adequadas para, por exemplo, eventos com muitas pessoas ou até mesmo para usar diariamente em estabelecimentos de restauração (cafés, restaurantes). São modelos robustos, com “panela” de aço inoxidável, que aguentam uma utilização intensiva. Alguns modelos são de colocar numa mesa ou balcão (tal como as destinadas a um uso doméstico), enquanto outros possuem o seu próprio carrinho de transporte e suporte.
Que açúcar se pode utilizar?
Pode utilizar qualquer tipo de açúcar para fazer algodão-doce, incluindo o açúcar branco refinado que costuma haver aos quilos em todas as casas! Se quiser fazer algodão-doce colorido e ainda mais apetitoso, terá de utilizar açúcar corado (ou um corante adicionado ao açúcar normal). Há também açúcares que, para além de serem corados, têm sabores (p. ex. banana, morango, coca-cola, entre outros). Deixamos-lhe de seguida algumas escolhas.
E os pauzinhos?
Para servir de suporte para o algodão-doce, pode usar pauzinhos ou varetas do material que quiser (madeira, plástico, papel, etc.). Algumas máquinas já vêm com algumas unidades, mas mais cedo ou mais tarde, mesmo que as reutilize, precisará de mais. Deixamos-lhe aqui algumas opções.
Nota: seja amigo/a do ambiente e evite utilizar varetas de plástico!
Curiosidades
Falemos um pouco sobre algumas curiosidades relativas as estas máquinas e ao próprio algodão-doce
Como é que funcionam estas máquinas?
O mecanismo por trás da preparação de algodão-doce nestas máquinas é muito simples. Vejamos como funciona:
- O açúcar (de qualquer tipo) é colocado na máquina, nomeadamente dentro de um recipiente metálico.
- O recipiente é aquecido ao ponto de derreter o açúcar.
- Este recipiente está a girar a elevadas rotações.
- As paredes deste recipiente têm orifícios muito pequenos.
- Com a força centrífuga, o açúcar liquefeito atravessa os pequenos orifícios.
- Quando ultrapassa os orifícios e chega cá fora, o açúcar volta a solidificar na forma de fios muito finos.
- Utiliza-se uma vareta de qualquer material para ir recolhendo os fios de açúcar que se vão formando.
- Voilá! Assim se formam as nuvens de algodão-doce.
Quem inventou o algodão-doce?
O algodão-doce foi inventado em 1897 por William Morrison e John Wharton. Morrison era… dentista! Dentista! Quem diria?!
O algodão-doce é calórico?
Efetivamente, o algodão-doce é calórico, pois é feito com açúcar! No entanto, a quantidade de açúcar que uma nuvem de algodão-doce tem é muito pequena! Uma pequena colher de açúcar gera uma nuvem muito grande; aliás, ao pegar numa nuvem de algodão-doce, nota-se que é um material muito leve e pouco denso.
Veja mais máquinas de fazer algodão-doce na Amazon.
Gosta de fazer doces em casa? Que tal fazer waffles ou crepes?
Quer fazer coisas mais saudáveis? Que tal iogurtes caseiros?