Apresentamos aos nossos leitores 2 dos melhores monitores portáteis e falamos sobre as vantagens que estes podem trazer para o nosso trabalho ou lazer.
Estes acessórios são ideais para ampliar o ambiente de trabalho e impulsionar significativamente a experiência de utilização de um computador portátil, de uma forma simples, sem ter de recorrer a monitores fixos, sem necessidade de alimentação de energia elétrica externa e sem prejudicar a tão desejada portabilidade.
Os melhores monitores portáteis
Ambos os monitores portáteis apresentados têm resolução Full HD e 15,6 polegadas de diagonal; este tamanho e resolução correspondem aos da grande maioria dos computadores portáteis, pelo que o ambiente de trabalho seria multiplicado por dois e não haveria diferenças de tamanho entre visualizar objetos no monitor portátil ou no monitor do próprio portátil, ou seja, não seriam visíveis discrepâncias de tamanho, por exemplo, em janelas expandidas por ambos os monitores.
Estes monitores portáteis apresentam várias opções de conectividade, incluindo USB-C, recebendo alimentação de energia através desta porta. Ambos apresentam também um ecrã IPS, permitindo portanto um elevado ângulo de visão, com brilho e contraste muito bons.
Asus MB16AC
|
- Este monitor da Asus é extremamente fino e ligeiro, pesando apenas 800 g. Apresenta uma robusta construção metálica prateada.
- Resolução FullHD e 15.6 polegadas de diagonal.
- Incorpora uma bolsa que serve também de tripé; no entanto, nem precisa de tripé: possui um orifício num canto, podendo ser usado para introduzir uma caneta ou qualquer objeto a fim de estabilizar a posição.
- Ver ficha completa.
GeChic 1503i
- Estrutura de plástico com bordos negros. A parte traseira é azul. Tem um tripé incorporado, que permite colocá-lo na horizontal sem necessidade de utilizar um suporte adicional.
- Trata-se de um monitor premium extremamente versátil e tátil.
- Incorpora colunas de som (2x 1 W).
Outras recomendações
Prechen monitor portátil
Mas vale a pena comprar um monitor portátil?
Tendo em conta o preço destes monitores, não será do outro mundo pensar o seguinte: «Justifica-se pagar algumas centenas de euros por um monitor, quando por esse preço podemos adquirir um computador básico ou um tablet?». Na nossa opinião, a resposta a esta pergunta depende do que se vai fazer com o monitor. Se a nossa preocupação for a produtividade, sem dúvida que vale a pena adquirir um monitor. Vejamos alguns cenários:
- Algumas aplicações podem ser muito complicadas de utilizar quando a janela de execução é muito pequena. Expandir uma janela por dois monitores resolve ou atenua o problema.
- Utilizar um tablet normal como segundo monitor, embora possível, pode ser muito complicado e fica sempre com uma latência demasiado alta e incómoda. Isto significa que o tablet vai demorar um tempo a processar a imagem antes de apresentá-la (exemplos de consequências: os movimentos do rato são visíveis depois do próprio movimento e as letras introduzidas através de um teclado não aparecem em tempo real).
- Para quem está habituado a um monitor de secretária de grandes dimensões, trabalhar num computador portátil, mesmo que pontualmente (p. ex. durante uma deslocação, num café ou num hotel), pode ser muito difícil. Um segundo monitor atenuará esta diferença de dimensões.
- Para quem precisa de utilizar especificamente um computador portátil para trabalhar, ter um segundo computador portátil ou um tablet não vai potenciar a produtividade.
- Um segundo monitor não compromete a portabilidade: estes monitores portáteis caberão na mesma mochila do seu computador portátil.
Vantagens dos monitores portáteis em situações concretas
Em primeiro lugar, é necessário identificar o tipo de utilização que fazemos do computador portátil ou ainda o uso que lhe passaríamos a dar caso este tivesse uma área de trabalho maior, pois muitas vezes reservamos tarefas exclusivamente para o computador de secretária precisamente devido à reduzida área de trabalho. Vejamos alguns exemplos:
Vários documentos abertos
Quer ter um monitor onde colocar um documento sempre aberto e disponível para consulta, sem ter de andar a trocar de janelas? É possível que apenas um monitor adicional, na horizontal ou até na vertical, colmate esta necessidade.
Melhor experiência de jogo
Tem uma placa gráfica potente no computador, mas gostava de ter uma área de jogo expandida? Um cenário ideal inclui a inclusão de dois monitores na horizontal, um de cada lado do monitor adicional. Esta disposição é perfeita para, por exemplo, jogos de simulação de corridas de carros.
Utilização de software complexo
Trabalha com um software complexo que nunca utiliza no portátil porque a área de trabalho é muito pequena? Esta situação é muito habitual para quem trabalha, por exemplo, com edição de vídeo ou imagem. O número de comandos que precisa de ter sempre disponíveis no ecrã provavelmente nunca o/a fez pensar em utilizar o seu computador portátil para essa tarefa. A adição de até 3 monitores, um em cada aresta do monitor principal, transforma o computador portátil numa estação de trabalho perfeita e permite-lhe executar, em qualquer lugar, tarefas que antes só realizava no computador fixo, igualando ou até mesmo superando o equipamento onde trabalha habitualmente.
Como escolher um monitor portátil
Assim que tiver identificado o uso que quer dar ao seu computador portátil, o seguinte passo passa por escolher o tamanho e resolução do novo ecrã portátil a acoplar, bem como o número de unidades.
Número de ecrãs adicionais
Poderá ser suficiente apenas mais um monitor portátil para uma necessidade específica, mas podem ser adicionados mais monitores. Imagine o seu computador portátil rodeado por 3 monitores adicionais (dos lados e por cima). Ser-lhe-ia útil este setup?
Tamanho
Não há regra a seguir; podem ser adicionados monitores mais pequenos ou maiores do que o que está integrado no computador portátil. Tudo depende da utilização que se vai dar.
Resolução
Tenha em conta a distância à qual se vai colocar do monitor portátil. O ideal será que não seja possível identificar píxeis i