A quantidade de modelos de ratos disponíveis no mercado é abismal, pelo que é fácil perdermo-nos durante a escolha. Aqui partilhamos com os nossos leitores uma lista de 5 dos melhores ratos para computador — 3 para trabalho e 2 para gaming — e damos dicas sobre como escolher o rato ideal para a utilização que lhe vai dar.
A importância do rato
É através do rato que, na maior parte das situações, interagimos com o equipamento. Por isso, escolher bem é dar um passo em direção a uma produtividade máxima, pois o rato é o periférico mais importante a seguir ao monitor (por falar em monitor, espreite a nossa lista de melhores monitores ultrawide).
Melhores ratos para trabalho
Um uso intensivo do rato num contexto de trabalho — seja em processamento de texto, imagem ou vídeo — pressupõe muito tempo seguido de utilização. Uma escolha inteligente recairá sobre um rato ergonómico, a fim de prevenir o desenvolvimento de lesões causadas pela posição pouco anatómica que os ratos «vulgares» obrigam o pulso e a mão a adotar.
Assim, a ergonomia é indispensável num tipo de uso intensivo, pois permite que a mão esteja apoiada numa posição mais lateral, aliviando assim a pressão no pulso e eliminando as típicas dores sentidas depois de muito tempo de uso. Esta ergonomia é proporcionada pelos chamados “ratos verticais”, pelo que as nossas recomendações de melhores ratos de trabalho inserem-se todas nesta categoria. Incluímos nesta categoria como recomendações principais 2 ratos sem fio e 1 rato com fio.
Microsoft Sculpt
- Rato sem fios, de cor preta.
- Com os típicos botões (lado esquerdo e direito) complementados com uma roda de deslocamento vertical (cuja estrutura também «clica» para baixo e para os lados), um botão de retroceder (acionado com o polegar) e um botão que abre o menu do Windows.
- Rato ergonómico, usado quase na vertical, com um espaço para pousar o polegar.
- Não tem um tamanho exageradamente grande, permitindo ser manuseado por mãos tanto grandes como pequenas.
- É o nosso rato de eleição. Leia a nossa análise completa.
CSL-Computer A26069
- Este é um rato ergonómico, sem fios, concebido para proporcionar uma utilização mais cómoda.
- Tem 5 interfaces utilizáveis: botão do lado esquerdo, botão do lado direito, roda de deslocamento vertical e botões de navegação (avançar e retroceder).
- Inclui o recetor que se liga ao PC por USB.
- Sensibilidade do rato regulável livremente entre 1000 e 1600 dpi.
- Verdadeiro campeão de vendas.
CSL-Computer Aplic
- Rato vertical com fio, ligado através de cabo USB 2.0.
- Possui duas teclas equivalentes às do lado esquerdo e direito do rato, uma roda de deslocamento vertical (entre os dois botões) e dois botões de navegação a serem acionados pelo dedo polegar.
- Tem também um botão na parte superior para alternar entre diferentes sensibilidades (1000, 1600 e 2000 dpi).
- Inclui uma base de borracha que encaixa no próprio rato, para que a mão não esteja apoiada diretamente na mesa/tapete.
- Extremamente simples e económico, mas robusto e eficiente.
- Solução ideal para quem não se importa com o facto de o rato ter de estar ligado por cabo USB.
Outros ratos para trabalho com boas opiniões dos utilizadores:
Melhores ratos para gaming
Na categoria de ratos gaming, o que mais se procura é a precisão de clique, a presença de botões adicionais (que se podem programar) e sensibilidade elevada e ajustável. Os dois ratos que se seguem como recomendações principais foram concebidos especificamente a pensar nos gamers, que sabem que a utilização de um rato dedicado para gaming aumenta a competitividade e a precisão, principalmente em jogos FPS (first-person shooters, p. ex. CS GO ou Fortnite) ou RPG (role-playing games) em que é preciso fazer mira.
Logitech G502
€39,99 em stock
73 used from €37,59
- Rato de cor preta e com detalhes RGB de cor personalizável.
- É possível alterar o peso do rato mediante a adição de pequenos pesos em sítios predeterminados no interior do rato, o que permite ajustar a fluidez de movimento às preferências do utilizador.
- Possui 11 botões personalizáveis.
- Sensibilidade ajustável entre 200 e 16.000 dpi.
- Campeão de vendas: aposta segura para gamers.
UtechSmart Venus
- Quantidade abismal de botões programáveis e perfis de memória.
- Cliques firmes e definidos.
- Até 16400 dpi (ajustável).
- Peso ajustável.
Outros ratos para gaming com boas opiniões por parte dos compradores e boa relação preço/qualidade:
Questões adicionais
Seguem-se algumas questões adicionais que podem surgir no momento da compra de um rato novo.
Ecrãs táteis vs. touch pads vs. ratos: o que é melhor?
Nos dias de hoje, os ecrãs táteis e os touch pads substituem razoavelmente o rato em algumas aplicações; no entanto, sem dúvida que, para a maioria das aplicações, o rato impulsiona a produtividade. Assim, recomendamos que tenha um rato em condições para quando trabalhar/jogar.
Cabe referir que um rato nem sempre é a solução mais indicada para toda a gente devido a, principalmente, dois fatores:
- Há, efetivamente, tarefas simples que poderão ser levadas a cabo de um modo mais prático com um touch pad;
- A preferência pessoal desempenha um papel determinante. Por muito recomendado que seja o rato para um certo tipo de aplicação, uma pessoa pode dar-se muito melhor com um touch pad.
Há soluções no mercado que podem impulsionar a produtividade nestes casos, nomeadamente os ratos híbridos com superfície tátil (que combinam o melhor das duas abordagens) e as plataformas touch pad dedicadas, que normalmente são semelhantes às de um computador portátil, mas de maior tamanho e, geralmente, de maior sensibilidade.
Conetividade: comprar rato wireless ou com fio?
Num mundo cada vez mais wireless, parece que esta questão nem faz sentido, mas vale a pena ponderar se é importante que o rato seja wireless ou se, por outro lado, não se importa com a presença de um fio. Há modelos iguais disponíveis nas duas versões, sendo a versão wireless naturalmente mais cara.
O que significa DPI nos ratos?
Este parâmetro, que significa dots per inch, determina a sensibilidade do rato. Quando dois ratos com DPI diferentes fazem o mesmo movimento, o rato com DPI mais elevado vai percorrer uma maior distância em píxeis. Ratos multifuncionais rondam os 1000-1600 DPI. Cabe referir que há ratos para gaming que têm um botão extra que permite ajustar a sensibilidade (útil para alternar entre girar câmaras [com alta sensibilidade, para que um pequeno movimento faça uma viragem de 180 graus] e fazer mira [com baixa sensibilidade, para aumentar a precisão]).
A quantidade de botões é importante?
Depende da aplicação! Para uma utilização básica, até poderá ser suficiente uma roda de scroll adicionada aos dois botões padrão. Já para gaming, com a quantidade imensa de funções normalmente atribuídas ao teclado, a presença de botões adicionais pode tornar-se uma vantagem.
Portabilidade: quanto mais pequeno melhor?
Determinadas situações poderão pedir um rato de pequenas dimensões, por exemplo para ser transportado com facilidade; no entanto, apesar de poder ser tentador escolher um rato o mais pequeno possível nestas situações, esta abordagem não é recomendada para utilizações prolongadas, pois o pequeno tamanho acaba por ser muito pouco ergonómico e pouco confortável.