Apresentamos-lhe a nossa seleção com 8 (+15) dos melhores exaustores, incluindo extaustores de encastrar no armário, de montar na parede e de colocar sobre ilhas centrais.
Para organizar esta lista de recomendações, selecionámos exclusivamente modelos com êxito comprovado no mercado, nomeadamente ao nível de opiniões de pessoas que já compraram e instalaram os modelos em questão.
Aqui trazemos-lhe modelos que pode encomendar online. Apenas terá de organizar a respetiva instalação junto da sua equipa de trabalhadores de confiança a quem costuma recorrer para fazer pequenas obras em casa. Alguns modelos são tão simples de instalar que muito provavelmente até se atreverá a instalá-lo você mesmo/a.
Quando estiver a escolher o seu modelo preferido, lembre-se de que é muito comum o mesmo modelo estar disponível com diferentes larguras.
Exaustores de encastrar
Muito provavelmente, este é o tipo de exaustor mais ubíquo na maioria dos lares. Para maximizar os espaços de arrumação na cozinha, estes exaustores ficam integrados no móvel que fica imediatamente por cima do fogão/placa e não o ocupam na totalidade, ficando livre algum espaço acima do exaustor propriamente dito para que esse armário ainda possa ser utilizado. Relativamente a medidas, praticamente todos os modelos deste tipo têm 60 cm de largura, o que faz com que sejam compatíveis com a maior parte dos armários de cozinha.
- Modelo campeão de vendas.
- Filtro lavável no lava-loiças.
- 2 níveis de potência.
- Capacidade máxima de 332 m³/h.
Mostramos de seguida mais umas quantas opções de exaustores de encastrar que merecem constar nesta lista.
Exaustores de parede
São instalados exaustores deste tipo quando o fogão/placa está encostado a uma parede e quando não há restrições de espaço, nomeadamente em termos de móveis montados na parede. Nesta subsecção temos de destacar duas categorias diferentes: os “típicos” e os “modernos”.
Exaustores típicos
Os exaustores que aqui chamamos de “típicos” têm a forma que normalmente associamos a estes eletrodomésticos: uma espécie de funil invertido com a “boca” virada para a superfície onde se cozinha.
CIARRA CBCS6201
3 used from €65,99
- Modelo campeão de vendas.
- Extração máxima de 380 m³/h.
- Fácil de instalar.
- 2 luzes LED.
- 3 velocidades de extração.
- Funciona em modo de exaustão ou recirculação.
- Está disponível com largura de 60 e 90 cm e também em preto.
- Botões de fácil acionamento.
- Estrutura em aço inoxidável.
- Extração de até 350 m³/h.
Seguem-se mais alguns modelos de exaustores normais merecedores de serem aqui incluídos.
Exaustores modernos
Estes modelos têm um design arrojado e inovador e são cada vez mais populares. À primeira vista, até nem parecem exaustores por serem tão diferentes da imagem que estamos habituados a associar a um exaustor convencional! A sensação de cozinhar com um exaustor destes dá uma sensação de liberdade e de espaço aos quais não estamos habituados! Ao ter um formato inclinado, deixa muito espaço para podermos ver melhor o que estamos a fazer. Com estes modelos, esqueça também as cabeçadas sem querer no exaustor (“problema” comum quando se juntam pessoas altas e exaustores normais)!
CIARRA CBCF003
5 used from €219,99
- Botões táteis.
- 210 W de potência.
- Extração máxima de 750 m³/h.
- 3 níveis de extração.
- Compatível com modo de extração e recirculação.
- Classe energética A.
- Design moderno e elegante.
KLARSTEIN Sabia 90
- Extração de até 600 m³/h.
- 3 níveis de potência.
- Design curvo.
- Classe energética A.
- Relativamente silencioso: 67 dB na potência máxima.
Explore mais alguns exaustores modernos que vale a pena espreitar.
Exaustores de ilha
Cozinhas grandes e modernas merecem ilhas! E ilhas modernas merecem exaustão potente e elegante! Muito provavelmente, estes são os exaustores mais difíceis de encontrar, dada a falta de oferta (principalmente nas típicas superfícies de eletrodomésticos). Alguns dos modelos de exaustores para ilhas que funcionam em modo de recirculação (ver explicação mais abaixo neste artigo) e que não precisam de tubagem são muitas vezes montados pendurados em cabos de aço, dando a sensação de que estão suspensos no ar, o que dá um toque de modernidade adicional à cozinha.
- Instalação muito fácil: não precisa de tubos.
- Parte exterior elegante em aço inoxidável.
- Razão preço/qualidade extremamente favorável.
- Controlável por comando IR.
- Capacidade até 550 metros cúbicos por hora.
- Luzes LED para iluminação.
- Requer os seguintes filtros de carvão ativado:
- Compatível com os modos de extração e de recirculação de ar.
- Elevada potência: caudal de extração até 650 m³/hora.
- Design elegante e neutro.
Klarstein Kronleuchter Pearl Edition
- Exterior de vidro, o que lhe proporciona uma estética sem dúvida elegante e diferente.
- Capacidade de extração até 600 m³/hora.
- Fica pendurada através de cabos de aço.
- Compatível com os modos de extração e recirculação.
Seguem-se mais alguns modelos destes tipos de exaustores de ilha que merecem destaque.
Exaustão versus recirculação
Em quase todos os tipos de exaustores motorizados, verá informações sobre compatibilidade de funcionamento em modo de exaustão e/ou recirculação. Estes modos têm um impacto muito grande no tipo de instalação necessária. Vejamos a diferença:
- Modo de exaustão: o motor puxa o ar e este é canalizado através de um tubo para o exterior.
- Modo de recirculação: o motor puxa o ar e este é forçado a passar por filtros de carvão ativado, acabando por sair do exaustor de novo para a mesma divisão de onde está a puxar ar. O que os filtros de carvão fazem é reter os fumos e cheiros — ou seja, purificam o ar puxado.
Em termos de instalação, é muito mais simples instalar um exaustor que vai ser colocado a funcionar em modo de recirculação, pois evitamos e necessidade de instalar/esconder tubos até ao exterior.
Em termos de poupança de energia, os exaustores que operam em modo de recirculação permitem poupar energia principalmente no inverno. Veja porquê: se estiver a aquecer a casa com radiadores, ar condicionado ou qualquer outro sistema de aquecimento, um exaustor que esteja a canalizar o ar através de um tubo para o exterior (modo de exaustão) vai retirar de casa o ar aquecido! Assim, os exaustores que funcionam em modo de recirculação não causam arrefecimento do ar geral nem desperdiçam energia desta forma.
Em termos de estética, os exaustores que funcionam em modo de recirculação permitem instalações mais “clean” e versáteis (pois dispensam a montagem de tubo até ao exterior).
Em termos de manutenção, os exaustores que operam em recirculação de ar requerem a substituição dos filtros de carvão ativado sensivelmente de 3 em 3 meses (considerando uma utilização intensiva); esta troca de filtros é geralmente fácil. Ambos os tipos de exaustores requerem uma limpeza regular do filtro de gorduras: este filtro é a primeira barreira que o ar puxado encontra e normalmente é visível (na maioria dos modelos) quando se espreita para o exaustor (habitualmente é metálico e pode ir à máquina de lavar loiça).
Como calcular a potência necessária?
Uma das regras gerais é que o exaustor tenha capacidade para extrair todo o ar da cozinha 8 vezes por hora. Vejamos um exemplo com uma cozinha de 15 metros quadrados com 2,6 metros de altura:
- Volumetria da cozinha = 15 m² x 2,6 m = 39 m³.
- Volumetria da cozinha x 8 = 39 m³ x 8 = 312 m³.
Assim, para o exemplo da cozinha acima, seria mais do que suficiente um exaustor com uma capacidade máxima para extrair pelo menos 312 m³ de ar por hora. No entanto, cabe referir que estes valores deixam uma margem relativamente alta. Ou seja: poderá obter uma exaustão satisfatória com um exaustor algo menos potente.
Outras características importantes
Para além da potência, existem outras características às quais vale a pena prestar atenção no momento da compra de um exaustor. Vejamos algumas.
Luzes
É certo que as luzes não ajudam a aspirar o ar, mas podem fazer uma diferença significativa na forma como vemos o que estamos a cozinhar! Dada a posição privilegiada dos exaustores, conseguem fazer incidir luz de um modo bem mais eficaz do que qualquer outra luz presente na cozinha.
Relativamente ao tipo de lâmpadas, a maioria dos modelos atuais inclui luzes LED (mais eficientes) e fáceis de substituir em caso de necessidade.
Estética
Os exaustores já não se limitam a ser aqueles eletrodomésticos “feios” que estão ali só mesmo porque têm de estar! Como se pode ver até pelas recomendações que fizemos acima, há modelos que se distinguem por uma estética fora do normal e até mesmo apelativa! Ou seja, a estética é cada vez mais um fator a ponderar na escolha de um exaustor, sendo possível escolher modelos que ficam bem na nossa cozinha.
E os exaustores “sem motor”?
Os exaustores “sem motor” são, no fundo, falsos exaustores, pois não são eles que aspiram o ar. São habitualmente instalados em blocos de apartamentos que têm no telhado do edifício os motores responsáveis por aspirar todas as cozinhas (e casas de banho) de todos os pisos ao mesmo tempo.
Estes exaustores costumam ter a forma dos exaustores de encastrar, mas não possuem motor. Muitas vezes até correspondem a modelos que estão disponíveis para venda com motor, mas que são instalados sem motor (regra geral durante a construção dos próprios edifícios).
Há que dizer a verdade: geralmente, uma exaustão deste tipo nunca será tão satisfatória quanto a de um bom exaustor com motor dedicado. Adicionalmente, não conseguiremos aspirar absolutamente nada se quisermos cozinhar fora do horário de funcionamento dos motores do edifício (o que é crítico, por exemplo, para quem tem horários de trabalho diferentes dos “convencionais”).
Tendo em conta esta fraca exaustão, não recomendamos a instalação deste tipo de exaustores. Leia a secção seguinte que lhe pode interessar.
Posso instalar um exaustor motorizado no meu apartamento?
Em muitos blocos de apartamentos (tanto antigos como modernos), a exaustão é realizada por motores centrais (como já vimos na secção anterior). Normalmente essa exaustão não é muito satisfatória e, muitas vezes, as pessoas querem instalar exaustores dedicados nos seus apartamentos: o que acontece é que não o podem fazer de qualquer maneira!
Não pode simplesmente colocar um motor no seu “exaustor sem motor” ou substituir esse “exaustor sem motor” por um com motor. Se o fizer, começará a contaminar a casa dos vizinhos com cheiros provenientes do seu apartamento: pois a capacidade de exaustão do seu exaustor excederá a capacidade de exaustão do exaustor do prédio, existindo até mesmo a possibilidade de o exaustor comunitário estar desligado (de noite, por exemplo). Para resolver este problema tem duas possibilidades:
- Criar um orifício de saída para o exterior na sua cozinha e canalizar o ar do exaustor para essa saída, em vez de o canalizar para a tubagem geral do prédio. Se criar este novo orifício de saída, pode instalar o exaustor que quiser.
- Instalar um exaustor que seja compatível com funcionamento em modo de recirculação (veja mais acima nesta mesma publicação exemplos de modelos e leia a secção sobre “exaustão versus recirculação” acima). Neste caso, não estará a canalizar ar para a tubagem geral, pelo que não incomodará os vizinhos!
Veja mais exaustores de ilha no catálogo completo da Amazon.
Veja os micro-ondas que recomendamos.
Gosta de café? Leia o nosso guia de compra de máquinas de café.