Apresentamos-lhe a nossa seleção com 8 (+15) dos melhores exaustores, incluindo extaustores de encastrar no armário, de montar na parede e de colocar sobre ilhas centrais.
Para organizar esta lista de recomendações, selecionámos exclusivamente modelos com êxito comprovado no mercado, nomeadamente ao nível de opiniões de pessoas que já compraram e instalaram os modelos em questão.
Aqui trazemos-lhe modelos que pode encomendar online. Apenas terá de organizar a respetiva instalação junto da sua equipa de trabalhadores de confiança a quem costuma recorrer para fazer pequenas obras em casa. Alguns modelos são tão simples de instalar que muito provavelmente até se atreverá a instalá-lo você mesmo/a.
Quando estiver a escolher o seu modelo preferido, lembre-se de que é muito comum o mesmo modelo estar disponível com diferentes larguras.
Exaustores de encastrar
Muito provavelmente, este é o tipo de exaustor mais ubíquo na maioria dos lares. Para maximizar os espaços de arrumação na cozinha, estes exaustores ficam integrados no móvel que fica imediatamente por cima do fogão/placa e não o ocupam na totalidade, ficando livre algum espaço acima do exaustor propriamente dito para que esse armário ainda possa ser utilizado. Relativamente a medidas, praticamente todos os modelos deste tipo têm 60 cm de largura, o que faz com que sejam compatíveis com a maior parte dos armários de cozinha.
- Modelo campeão de vendas.
- Filtro lavável no lava-loiças.
- 2 níveis de potência.
- Capacidade máxima de 332 m³/h.
Mostramos de seguida mais umas quantas opções de exaustores de encastrar que merecem constar nesta lista.
Exaustores de parede
São instalados exaustores deste tipo quando o fogão/placa está encostado a uma parede e quando não há restrições de espaço, nomeadamente em termos de móveis montados na parede. Nesta subsecção temos de destacar duas categorias diferentes: os “típicos” e os “modernos”.
Exaustores típicos
Os exaustores que aqui chamamos de “típicos” têm a forma que normalmente associamos a estes eletrodomésticos: uma espécie de funil invertido com a “boca” virada para a superfície onde se cozinha.
CIARRA CBCS6201
- Modelo campeão de vendas.
- Extração máxima de 380 m³/h.
- Fácil de instalar.
- 2 luzes LED.
- 3 velocidades de extração.
- Funciona em modo de exaustão ou recirculação.
- Está disponível com largura de 60 e 90 cm e também em preto.
- Botões de fácil acionamento.
- Estrutura em aço inoxidável.
- Extração de até 350 m³/h.
Seguem-se mais alguns modelos de exaustores normais merecedores de serem aqui incluídos.
Exaustores modernos
Estes modelos têm um design arrojado e inovador e são cada vez mais populares. À primeira vista, até nem parecem exaustores por serem tão diferentes da imagem que estamos habituados a associar a um exaustor convencional! A sensação de cozinhar com um exaustor destes dá uma sensação de liberdade e de espaço aos quais não estamos habituados! Ao ter um formato inclinado, deixa muito espaço para podermos ver melhor o que estamos a fazer. Com estes modelos, esqueça também as cabeçadas sem querer no exaustor (“problema” comum quando se juntam pessoas altas e exaustores normais)!
- Botões táteis.
- 210 W de potência.
- Extração máxima de 750 m³/h.
- 3 níveis de extração.
- Compatível com modo de extração e recirculação.
- Classe energética A.
- Design moderno e elegante.
- Extração de até 600 m³/h.
- 3 níveis de potência.
- Design curvo.
- Classe energética A.
- Relativamente silencioso: 67 dB na potência máxima.