Conheça as recomendações da nossa lista de 8 dos melhores trampolins, organizados por tipo, tamanho e objetivo, adequados para ter em espaços exteriores ou dentro de casa.
Para elaborar esta lista, ponderámos as opiniões de utilizadores, os preço e as características de cada trampolim. Junto de cada modelo recomendado encontrará uma hiperligação através da qual o pode comprar.
Trampolins individuais redondos
Tratam-se de trampolins destinados a serem utilizados por uma pessoa de cada vez, por isso não têm a necessidade de ser grandes. São redondos, pois é esta a forma que melhor permite realizar saltos contínuos com maior estabilidade e controlo.
MXL MaXimus Life Pro Gym rebounder
- Trampolim ideal para treinos de cardio/fitness em casa.
- Utilizado por desportistas profissionais.
- Inclui DVD com exercícios.
- As patas dobram para dentro, o que facilita muito a arrumação.
- O objetivo não é ter grande impulsão, por isso é adequado para utilizar dentro de casa.
- Aguenta utilizadores até 140 kg.
- Estrutura muito estável que não sai do sítio durante a utilização.
Trampolins com suporte para mãos
Estes modelos são semelhantes em tamanho aos da secção anterior (pequenos e individuais); adicionalmente, têm um suporte de agarrar com as mãos cujo objetivo é proporcionar confiança e estabilidade às pessoas (diminuindo drasticamente a probabilidade de desequilíbrio) além de facilitar a execução de movimentos complexos durante os saltos.
Smart Fitness HTX100
- Aguanta utilizadores até 120 kg.
- Inclui contador de saltos e contador de calorias perdidas.
- Possui um monitor de ritmo cardíaco.
- Impermeável e transpirável.
- Suporte para smartphone e para garrafa de água.
- Silencioso.
- Estrutura estável.
- Fácil de guardar.
- Suporte de mãos regulável em altura.
Outros modelos com barra de suporte interessantes:
Trampolins infantis com rede de proteção
Estes trampolins são adequados para crianças pequenas e possuem uma segurança acrescida: uma rede a toda a volta que protege contra saltos mal calculados. Tenha em atenção que alguns modelos não estão mesmo preparados para serem usados por adultos (pois têm um limite de peso baixo).
Trampolins grandes
Estes trampolins têm um diâmetro gigante, chegando alguns modelos a medir mais de 4 metros de diâmetro. Como são de grandes dimensões e permitem saltos mais altos, são aptos apenas para espaços exteriores e são o centro das atenções em festas de crianças!
Como escolher um trampolim?
Em primeiro lugar deve definir quem é que vai utilizar o trampolim, nomeadamente o peso das pessoas que o vão utilizar. É determinante para podermos depois prestar atenção ao peso máximo permitido dos modelos. Enquanto os modelos de adultos geralmente aguentam um peso até 120-150 kg (dependendo do modelo), os modelos para crianças facilmente têm um limite de 30-60 kg (igualmente dependendo do modelo).
Em segundo lugar, deve ponderar se precisa de algum tipo de apoio de braços. Este apoio ajuda não só a estabilizar a posição dos saltos normais (útil para crianças, idosos ou até jovens adultos com “pouco equilíbrio”), como também permite realizar movimentos mais complexos durante os saltos, permitindo realizar exercícios mais avançados.
Trampolim para adultos ou para crianças?
Se procura um trampolim exclusivamente para crianças, opte por um modelo concebido especificamente infantil. Os modelos para adultos são concebidos para terem mais resistência, o que pode fazer com que pareçam muito “duros” quando estejam a ser utilizados por crianças que pesam muito pouco.
Elásticos ou molas?
Existem principalmente dois tipos de trampolins, que diferem no tipo de mecanismo utilizado para dar continuidade aos saltos: os que utilizam elásticos e os que utilizam molas. Ambos os tipos são eficazes e cada um tem as suas vantagens; vejamos as principais:
- Os trampolins que utilizam molas costumam ter maior durabilidade, pois é mais difícil partir uma mola do que romper um elástico.
- Os trampolins que utilizam elásticos são mais silenciosos, pois os que utilizam molas fazem um barulho típico de “molas” (semelhante ao barulho que faz um colchão de molas).
Trampolim como ferramenta de exercício
Os trampolins não se destinam apenas a proporcionar momentos de lazer! São também ferramentas de exercício físico importantes, utilizadas já por bastantes atletas profissionais e até por fisioterapeutas. Os saltos em trampolim, de vários tipos e complementados com movimentos corporais específicos, integram-se muito bem em rotinas de cardio de intensidades variadas, permitindo até mesmo trabalhar zonas localizadas.
Se quiser introduzir saltos em trampolim na sua rotina de exercícios ou ginástica, recomendamos um dos trampolins individuais (eventualmente com suporte para as mãos) que mencionámos acima neste artigo.
Que exercícios posso fazer num trampolim?
Desengane-se já quem pensa que um trampolim só serve para fazer um tipo de saltos! Para ter uma idea, deixamos-lhe um vídeo que exemplifica bem a versatilidade deste equipamento.
Até já se fazem aulas de grupo com trampolins!
Veja mais trampolins no catálogo completo da Amazon.