Neste artigo apresentamos-lhe uma lista com 8 dos melhores projetores para home cinema, organizados por tipo de projeção e resolução, que pode adquirir para trazer o cinema ou o estádio de futebol para casa!
Hoje em dia, já estão presentes no mercado vários modelos com bons preços e que podem ser facilmente instalados em casa; aliás, a escolha é tão grande que é o difícil é decidir o modelo. Para esta seleção, restringimo-nos a uma resolução mínima Full HD. Também selecionámos especificamente projetores com uma luminosidade suficiente para obter uma imagem com bastante luz ao ponto de não ser necessário ter uma sala escura para poder ver a imagem nítida na tela.
Os melhores projetores de projeção curta (short-throw projection)
Estes projetores permitem que, com uma distância de projeção relativamente curta, seja possível projetar imagens grandes (por exemplo, uma distância de 1 metro do projetor à parede para obter uma imagem de 2 metros de largura). Estes projetores são caracterizados por uma portabilidade fenomenal, já que não exigem instalações complexas.
Optoma GT1080E
É sem dúvida o nosso projetor de eleição, com uma relação preço/qualidade extremamente favorável. Utilizamos no Quero isto este modelo há mais de dois anos e estamos muito contentes. Leia a nossa análise completa a este projetor.
- Estrutura de plástico duro branco. Na parte inferior tem apoios para regular o ângulo de projeção. Na parte lateral estão localizadas todas as conexões (HDMI, MHL, áudio jack, USB, possibilidade de conexão sem fios utilizando o dispositivo WHD200 vendido em separado).
- Várias fendas na estrutura externa para efeitos de circulação de ar.
- O comando é retroiluminado.
- É muito portátil, incluindo até mesmo uma mochila de transporte.
- Tecnologia DLP.
- A lâmpada incluída tem uma vida útil de mais de 6.000 horas.
- Possui colunas de som incorporadas (10 W).
- 3000 lúmens.
- Resolução Full HD.
- Bom contraste (25000:1).
- Preparado para 3D.
Acer H6517ST
- Estrutura muito parecida à do projetor Optoma mencionado acima.
- Alto contraste (10.000:1).
- Full HD.
- 3000 lúmens.
- Suporta modo 3D.
- Preparado para nVidia 3DTV Play.
Os melhores projetores de projeção longa (long-throw projection)
Este tipo de projetores foi o primeiro a surgir no mercado. Têm de ser colocados a uma distância relativamente grande em relação à superfície de projeção (por exemplo, com uma distância 2 metros obtém-se uma imagem de cerca de 1 metro de largura).
Epson EH-TW6700W
- Estrutura em plástico bege.
- Conexões e colunas de som na parte traseira.
- Botões de operação básicos e de orientação da projeção na parte superior.
- Permite orientar a direção de projeção tanto na vertical como na horizontal, o que dá mais liberdade no momento de escolher o local para colocar o projetor (não tem de estar exatamente em frente à tela).
- Tecnologia 3LCD que permite um contraste superior e anula o efeito rainbow percetível por algumas pessoas quando visualizam imagens geradas por projetores DLP.
Epson EB-U05
- Full HD.
- 3400 lúmens.
- Contraste de 15.000:1.
- Tecnologia 3LCD.
- Promete 15 anos de vida útil vendo um filme por dia.
Os melhores projetores de projeção ultracurta (ultrashort-throw projection)
Estes projetores, como o próprio nome indica, não precisam de uma distância de projeção grande, podendo ser utilizados quase encostados à superfície de projeção. Ideal para não ter aparelhos pendurados no teto ou pousados numa mesa central.
LG PF1000U
LG PF1000U
596,00€- Sintonizador TDT integrado.
- Lâmpada LED que garante 30000 horas de vida.
- Full HD.
- Contraste de 150.000:1.
- Gera uma imagem de 100 polegadas a apenas 38 cm da superfície de projeção.
- Bluetooth integrado.
- 1.000 lúmens.
- Campeão de vendas.
LG HF85LSR
- Muito semelhante, em termos de estrutura, ao LG referido acima.
- Tecnologia de projeção a laser.
- 1500 lúmens.
- Full HD.
- Contraste de 150.000:1.
- Até 20.000 horas de vida útil da lâmpada.
Os melhores projetores 4K (ultra HD)
Os projetores 4K também se inserem numa das três categorias mencionadas anteriormente (projeção curta, ultracurta ou longa). No entanto, optamos por colocar estes projetores numa secção à parte, pois representam um segmento de preços significativamente superiores.
LG HU80KS
- SmartTV integrada, permitindo a utilização de aplicações como Netflix.
- 2.500 lúmens.
- 15 anos de vida útil da fonte de luz.
- É possível projetar imagens no teto.
FengMi 4K
- 1700 lúmens.
- Contraste nativo 3.000:1 com HDR.
Mas vale a pena comprar um projetor?
Sem dúvida! E não é preciso gastar muito dinheiro. Aliás, comprar um bom projetor sai muito mais barato do que comprar uma boa TV de grandes dimensões (podendo existir uma diferença de milhares de euros no preço). Os projetores proporcionam uma experiência diferente e, sem dúvida, mais envolvente do que proporciona um ecrã pequeno.
Mas atenção que os projetores não estão concebidos para substituir totalmente uma televisão, uma vez que gastam muita energia (perto de 300 W de potência) e têm lâmpadas com vida útil limitada; por isso, recomendamos ter uma TV com uma dimensão razoável (que não tem de ser muito grande) para conteúdos normais e um projetor para quando quisermos ver conteúdos diferentes, como filmes, séries, futebol ou até mesmo para jogar jogos de computador ou consola.
Que características procurar?
Seguem-se alguns parâmetros a ter em atenção no momento da escolha de um projetor.
Avaliar o espaço
Em primeiro lugar, deve avaliar bem o espaço onde pretende colocar o projetor:
- Avalie a distância disponível entre a superfície de projeção e possíveis locais de instalação do projetor.
- Meça o tamanho que pretende que a imagem tenha.
Ponderar estes aspetos é determinante para escolher uma característica fundamental dos projetores que é a distância de projeção.
Distância de visualização
Tendo já uma ideia das características do espaço e da imagem que pretende, o passo seguinte é determinar a distância à qual os espectadores vão estar sentados. Embora haja várias recomendações para esta distância, a preferência de pessoa para pessoa varia muito e é o fator determinante.
A distância será determinante para selecionar a resolução ideal da imagem. Vejamos algumas situações extremas hipotéticas após a instalação:
- Os pixeis individuais conseguem ser distinguidos na superfície de projeção: a resolução da imagem é muito baixa.
- Não se apreciam os pixeis individuais e é preciso uma pessoa deslocar-se bastante em direção à superfície de projeção até começar a ver os pixeis individuais: a resolução da imagem é mais do que suficiente, podendo até mesmo ser um «desperdício» ter tanta resolução para esta distância de visualização.
Situação ideal: não se apreciam os pixeis individuais e há alguma margem, ou seja, continua a não ser possível distinguir os pixeis se uma pessoa se deslocar um pouco em direção à superfície de projeção. Por exemplo, uma resolução Full HD (1920 x 1080) numa imagem de 2 metros de largura (90” de diagonal) é suficiente para uma distância de visualização de 3 metros.
Vale a pena um projetor 4K? Será um desperdício um projetor 4K (principalmente devido ao elevado custo) se a imagem for relativamente muito pequena ou a distância de visualização relativamente muito grande.
Conectividade
Certifique-se de que vai conseguir conectar todos os dispositivos que pretende. Quase todos os projetores modernos têm pelo menos uma porta HDMI, que já é suficiente para conectar a maioria dos dispositivos. Também deve prestar atenção às conexões de áudio, embora os sistemas de áudio específicos, se existentes, também possam ser conectados diretamente à fonte (box TV, computador, etc.).
Vida útil da lâmpada
Uma boa lâmpada (no caso dos projetores DLP) pode durar vários milhares de horas antes de ter de ser trocada. Por exemplo, uma lampada com uma vida útil de 6000 horas é suficiente para ver um filme de duas horas todos os dias durante mais de oito anos.
Luminosidade
Quanto maior a luminosidade, melhor verá a imagem projetada em ambientes não totalmente escuros. É uma característica importante se a sala onde vamos utilizar o projetor não isola bem a luz exterior, se não quisermos fechar cortinas durante o dia ou ainda simplesmente se preferirmos ver filmes/séries/jogos ou jogar com luzes acesas ou luz exterior.
Cabe referir que os valores de luminosidade (lumens) só são comparáveis entre cada categoria de tipo de projeção. Isto quer dizer que não podemos comparar diretamente a luminosidade de um projetor de projeção ultracurta com a luminosidade de um projetor de projeção longa. Porquê? Quanto mais perto estiver o projetor da superfície de projeção, menos luminosidade se «perde» e mais brilhante será a imagem na tela. Devido a este facto, os projetores de projeção ultracurta habitualmente têm valores de luminosidade cerca de 3 vezes inferiores aos projetores de projeção longa.
Contraste
Quanto maior o contraste, melhor. Um elevado contraste garante uma boa distinção de cores.
Estética/design
A estética é possivelmente o fator menos importante, mas passa a ter um peso na decisão se o projetor ficar num sítio visível.