A nossa escolha

Análise detalhada à NordVPN: será a melhor VPN?

Qual a melhor VPN? A procura pela melhor VPN é uma tarefa desgastante. A nós custou-nos imenso. Felizmente optámos pela NordVPN, uma das empresas de VPN mais conhecidas e bem-sucedidas de todo o mundo. Estamos agora em condições de fazer uma análise detalhada sobre a NordVPN na qualidade de utilizadores do serviço em Portugal.

Se não sabe o que é uma VPN, faz sentido que, antes de ler esta análise, leia o nosso guia definitivo sobre VPN: que é e o que faz concretamente uma VPN.

Este artigo ser-lhe-á útil se já decidiu que precisa de contratar uma VPN e está à procura de opiniões sobre qual a VPN mais adequada para si.

Segue-se a nossa análise detalhada sobre a NordVPN. Esperamos responder a todas as suas perguntas. Se preferir, pode saltar rapidamente para a conclusão no final da análise clicando aqui.

«Utilizamos aqui a NordVPN há vários meses e estamos muito satisfeitos.»

— Quero isto!

Porquê analisar a NordVPN?

Gostamos de tomar decisões informadas, por isso só avançamos para contratar um serviço ou comprar ou produto depois de ler muito acerca do assunto. Depois de muito pesquisarmos opiniões isentas sobre as várias VPN no mercado, tanto em sítios Web nacionais como internacionais, optámos por contratar os serviços da NordVPN. Tínhamos um grau de certeza muito elevado de que ficaríamos satisfeitos o serviço; felizmente, as nossas expectativas não foram defraudadas: utilizamos aqui a NordVPN há quase um ano e estamos muito satisfeitos, pois tem conseguido responder de forma satisfatória a todas as nossas utilizações que requerem uma VPN.

Características principais da NordVPN

Foram várias as funcionalidades que fizeram com que a nossa escolha recaísse sobre esta empresa. No final de contas e após vários meses de utilização, comprovámos a veracidade do produto e ficámos rendidos à sua prestação. Vejamos uma descrição detalhada das principais características da NordVPN.

Software disponível para várias plataformas

«Vamos poder utilizar a NordVPN com eficácia sejam quais forem os equipamentos que compremos no futuro.»

— Quero isto!

No nosso caso, apenas utilizamos o software para Windows (em computadores fixos e portáteis) e para Android (em smartphones e smartboxes); no entanto, a versatilidade proporcionada por poder instalar um software em várias outras plataformas garante que vamos poder utilizar a NordVPN com eficácia sejam quais forem os equipamentos que compremos no futuro. Este software é muito intuitivo e basta um clique para nos ligarmos a uma VPN. Veja os detalhes sobre o software mais adiante nesta análise.

Encriptação do tráfego

«Garante a privacidade dos dados transmitidos e recebidos.»

— Quero isto!

Todo o tráfego entre o utilizador e os servidores VPN é encriptado, o que garante a privacidade dos dados transmitidos e recebidos. É muito útil para, por exemplo, utilizar redes de Internet (por cabo ou WiFi) tanto privadas como públicas sem medo de que piratas informáticos estejam a monitorizar o tráfego e a tentar pescar dados (palavras-passe, dados bancários, conversas privadas, correios eletrónicos de trabalho, etc.). São utilizados protocolos VPN com padrões de encriptação avançados com chaves praticamente impossíveis de decifrar.

Além disso, não é preciso navegar por opções complexas para selecionar tipos de protocolos VPN (IKEv2/IPSec, OpenVPN); o software decide o protocolo mais adequado. Basta instalar o software e clicar num botão.

Oculta eficazmente o verdadeiro IP

«Permite manter um anonimato total na Internet.»

— Quero isto!

Isto permite manter um anonimato total na Internet, impedindo que terceiros (por exemplo o fornecedor de servidos de Internet ou hackers) saibam a que sítios se acede. O IP será compartilhado com muitos outros utilizadores que estão a utilizar o mesmo servidor de VPN ao mesmo tempo, o que dificulta ainda mais a identificação.

Permite usar um IP de um país à escolha

«Permite aceder […] a conteúdos geobloqueados.»

— Quero isto!
Lista de países com servidores da NordVPN
Figura 1: Lista de países com servidores da NordVPN, à data.

Estão disponíveis servidores de mais de 50 países. A Figura 1 acima mostra os países com servidores da NordVPN, na data da última atualização deste artigo (julho de 2019), visíveis através do software para Windows (mais detalhes sobre o software abaixo). Isto faz com que seja muito fácil aceder a conteúdos com algum tipo de bloqueio que depende da localização geográfica (conteúdos geobloqueados).

Conteúdos geobloqueados

Vejamos alguns exemplos de conteúdos geobloqueados:

  • Caso 1: uma operadora de streaming fornece serviços de streaming (sejam séries, filmes, etc.) apenas num determinado país; com a NordVPN é possível aceder a esse serviço de streaming como se estivéssemos nesse país, mesmo estando a milhares de quilómetros de distância.
  • Caso 2: uma emissora de televisão normal tem no seu sítio Web um player que permite aceder à emissão em direto; no entanto, essa emissora restringe essa funcionalidade aos utilizadores que estão no mesmo país que a emissora.

Com a NordVPN, é possível aceder a esses conteúdos, mesmo estando noutro país a milhares de quilómetros de distância (de férias ou a viver); basta escolher um servidor de VPN desse país para poder aceder aos conteúdos como se estivéssemos efetivamente nesse mesmo país.

Esta possibilidade de poder escolher o país é muito útil para nós aqui no Queroisto. Gerimos várias páginas Web e temos conteúdos que são apresentados de forma distinta dependendo do país onde está o utilizador, esta funcionalidade é fundamental para podermos testar os nossos sítios Web devidamente.

Possibilidade de ligação VPN dupla

Esta opção duplica a proteção através da ligação a dois servidores de VPN em série, resultando numa encriptação dupla.

Segurança durante a navegação na Internet

«Atua como um detetor de ameaças durante a navegação.»

— Quero isto!

A NordVPN tem uma função que se chama CyberSec. Esta função, quando ativada, atua como um detetor de ameaças durante a navegação em sítios Web, impedindo que os utilizadores sejam alvo de malware ou tentativas de phishing. Esta função também consegue bloquear a publicidade irritante (pop-ups, reprodução automática de vídeos, etc.)

Kill Switch

Esta é uma das funcionalidades que consideramos mais importantes. Um Kill Switch funciona como um interruptor automático que impede sejam transmitidos dados quando uma ligação VPN não está ativa. O software da NordVPN inclui dois tipos de Kill Switches:

  • Kill Switch de programas/aplicações: caso uma ligação VPN caia por algum motivo, os programas que o utilizador adicionar à lista serão encerrados automaticamente. É útil adicionar a esta lista os programas que transmitem informações sensíveis (pode-se adicionar qualquer programa, p. ex. clientes de email, jogos, clientes de torrents, etc.).
  • Kill Switch da Internet: funciona como um interruptor global que impede que o computador ou dispositivo aceda à Internet quando não há uma conexão VPN ativa.

Durante estes meses em que estamos a utilizar esta VPN, a ligação VPN nunca caiu, mas temos algumas aplicações na lista de Kill Switch e já verificamos que funciona (quando desligamos manualmente a VPN com os tais programas em execução, estes são encerrados automaticamente).

Evita tráfego paralelo fora do túnel VPN

Quando um computador está conectado a uma VPN, normalmente todo o tráfego é canalizado através do túnel VPN; no entanto, pode haver algum tipo de fuga, na qual há tráfego que não viaja pela VPN (por exemplo, as chamadas DNS leaks). A NordVPN implementou uma tecnologia que impede este tipo de fugas.

CyberSec

Esta funcionalidade é mais um trunfo da NordVPN; funciona como uma proteção contra malware e tentativas de phishing. Quando esta opção está ativada, o servidor filtra estas ameaças antes de transmitir conteúdos ao navegador do utilizador.

Vários dispositivos em simultâneo

A NordVPN permite que até 6 dispositivos estabeleçam ligações a servidores VPN em simultâneo, utilizando a mesma conta de utilizador.

Outros pontos positivos da NordVPN

  • Tipos de pagamento: quando compramos um produto ou serviço, é sempre conveniente estarem disponíveis vários métodos de pagamento para podermos escolher o que mais nos convém. É o caso da NordVPN; para contratar este serviço de VPN, podem ser utilizados vários tipos de pagamento, desde cartão de crédito até criptomoedas.
  • Política de reembolso de 30 dias.
  • Política de rigorosa de não manter registos (não realiza qualquer registo de ligações, endereços IP, servidores utilizados, dados transferidos, páginas Web visitadas, ficheiros descarregados, etc.).
  • Não monitoriza, não recolhe e não partilha dados privados.

O software da NordVPN

«Tem software adequado para praticamente todos os sistemas operativos.»

— Quero isto!

Para poder utilizar a rede VPN da NordVPN, é necessário instalar um software no computador ou dispositivo. Aqui esta empresa já ganha pontos, pois tem software adequado para praticamente todos os sistemas operativos:

  • Windows
  • macOS
  • Android
  • iOS (iPhone e iPad)
  • Android TV
  • Linux

A NordVPN está também disponível como extensão para os navegadores mais populares:

  • Chrome
  • Firefox

Deste modo, se o objetivo for apenas navegar, é possível instalar somente a extensão do navegador em vez de instalar o software completo.

Nós usamos o software para PC (Windows) e para smartphone (Android).

Funcionalidades do software da NordVPN para Windows

Ecrã inicial do software da NordVPN para Windows
Figura 2: Ecrã inicial do software da NordVPN para Windows

Na Figura 2 acima vemos o ecrã inicial do programa. À esquerda temos atalhos para o seguinte:

  • As redes VPN utilizadas recentemente (no exemplo da Figura 2, conectámo-nos anteriormente a servidores de França, Brasil, Espanha e Reino Unido). Nota: é possível eliminar o histórico (passando o rato por cima do servidor, aparece o típico ícone “X”, para o eliminar da lista).
  • As redes VPN favoritas (no caso da Figura 2 acima, não há servidores adicionados aos favoritos [conectámo-nos sempre ao servidor mais rápido], mas caso se tenha adicionado algum aos favoritos, aparece um menu aqui, a seguir ao histórico).
  • Servidores VPN especializados:
    • P2P: específicos para protocolos peer to peer (P2P), por exemplo partilha de ficheiros através de torrents.
    • Dedicated IP: por um custo extra, a NordVPN permite que tenhamos um IP dedicado (exclusivo), num país à escolha. Caso não tenhamos adquirido essa opção, este atalho permite-nos testar os servidores que fornecem este serviço extra.
    • Double VPN: o nosso tráfego viaja por dois servidores VPN distintos, encriptando-o duas vezes.
    • Onion over VPN: o tráfego viaja por um servidor VPN e por vários nós antes de chegar à Internet. Nós não usamos esta funcionalidade, mas é interessante para quem quer aceder à dark web (atenção: embora a dark web tenha uma conotação negativa — e por razões óbvias —, existem sites na dark web com fins lícitos: até o The New York Times tem um site na dark web; além disso, esta opção pode ser muito útil para jornalistas ou agentes da autoridade).
  • Uma lista de todos os países onde a NordVPN tem servidores e aos quais nos podemos conectar.
Mapa do software da NordVPN com o zoom mínimo.
Figura 3: Mapa do software da NordVPN com o zoom mínimo.

Na Figura 3 vemos um mapa com pins que assinalam os mesmos países que constam na lista do menu à esquerda. Este mapa está com o zoom mínimo, daí ver-se o mapa global.

Mapa do software da NordVPN com zoom na Europa
Figura 4: Mapa do software da NordVPN com zoom na Europa.

Na Figura 4 vemos um mapa com o zoom focado na Europa. É muito fácil navegar no mapa, pois é interativo: pode ser arrastado com o rato e o zoom pode ser aumentado ou diminuído com o scroll do rato.

Rato sobre o pin da Hungria, no software da NordVPN
Figura 5: Rato sobre o pin da Hungria, no software da NordVPN.

«Para conectar a uma VPN […] basta um clique.»

— Quero isto!

Ao passar com o rato sobre os pins, aparece o nome do país (Figura 5). Para conectar a uma VPN de qualquer país, basta um clique no respetivo pin. O software conectar-se-á automaticamente ao servidor mais rápido desse país. Clicar no pin do país é o mesmo que clicar no nome do país na lista do menu à esquerda.

Opções adicionais do menu à esquerda
Figura 6: Opções adicionais do menu à esquerda

Ao passar com o rato sobre os países e tipos de servidores, aparece o típico símbolo de menu (três pontos) à frente do respetivo item (Figura 6). Este menu também pode ser aberto clicando com o botão direito do rato sobre o nome do país. Nesse menu temos a possibilidade de nos conectarmos a um servidor específico da lista. Se na lista selecionarmos “Fastest” (o mais rápido), quando se carregar em “Connect” (conectar) o software vai-se conectar ao servidor mais rápido nesse momento (o mesmo que clicar diretamente no nome do país ou no pin do país).

Para realizar uma conexão de uma forma ainda mais rápida, podemos carregar no botão “Quick connect” (conexão rápida) visível na parte de baixo, ao centro, do ecrã inicial. O que acontece é que com este botão não é possível escolher o país nem um servidor específico; a NordVPN escolhe automaticamente um qualquer servidor entre as opções mais rápidas disponíveis no momento.

No menu “Settings” (configurações), acessível através da pestana no topo superior esquerdo, é possível configurar opções adicionais (Figuras 7–9).

Separador “General” (configurações gerais):

Menu de configuração do software para Windows da NordVPN — configurações gerais
Figura 7: Menu de configuração do software para Windows da NordVPN — configurações gerais.
  • Versão do software, juntamente com uma indicações sobre se está a ser utilizada a versão mais recente.
  • Ativar/desativar o CyberSec: esta função que protege contra ameaças já foi comentada acima.
  • Ativar ou desativar o arranque automático do software quando o Windows é iniciado.
  • Ativar ou desativar o “Internet Kill Switch“. Quando esta opção está ativada, o software impede que o computador aceda à internet quando não está conectado a um servidor VPN.
  • Ativar/desativar a visibilidade do computador para outros computadores da rede local.
  • Ativar/desativar o “App Kill Switch“. Encerra automaticamente determinados programas que estejam a correr (a lista destes programas pode ser personalizada) quando de repente uma conexão VPN cai.
  • Ativar/desativar as notificações sobre conexões/desconexões.
  • Ativar/desativar o arranque do software minimizado (em vez de exibir a janela aberta).

Separador “Auto Connect” (ligação automática):

Menu de configuração do software para Windows da NordVPN — ligação automática
Figura 8: Menu de configuração do software para Windows da NordVPN — ligação automática.

No separador “Auto Connect” (Figura 8), é possível configurar o software para que se ligue automaticamente a um servidor VPN quando é iniciado. Para tal, basta ativar o início automático e especificar a localização preferida ou o tipo de servidor ao qual ligar automaticamente.

Separador “Advanced” (configurações avançadas):

Menu de configuração do software para Windows da NordVPN — configurações avançadas.
Figura 9: Menu de configuração do software para Windows da NordVPN — configurações avançadas.

No separador das configurações avançadas (Figura 9), encontramos opções adicionais:

  • Protocol (protocolo): refere-se ao tipo de protocolo VPN (TCP ou UDP). Pode-se mudar o tipo de protocolo, mas nós não alterámos esta configuração e deixámo-la na opção recomendada (UDP).
  • Custom DNS (DNS personalizados): é possível também definir servidores de DNS específicos. Nós deixámos esta opção desligada, pois já tínhamos alterado os DNS para os do Google nas definições da própria ligação à Internet; assim, deixámos de depender dos servidores de DNS predefinidos pela empresa a quem contratámos a ligação à Internet (nota: algumas operadoras nacionais bloqueiam o acesso a determinadas páginas Web quando se utilizam os servidores DNS predefinidos).
  • Obfuscated servers (servidores encobertos): esta é uma opção útil para quem está em países com restrições pesadas em termos de acesso à Internet. Trata-se de um plano B para quando os servidores normais não funcionam nestes países. Depois de ativar esta opção, a lista de servidores no mapa sofre uma alteração, passando a estar disponíveis novos servidores especificamente concebidos para tentar ultrapassar este tipo de restrições governamentais.
  • Diagnostics (diagnóstico): ferramenta de diagnóstico, para averiguar o que se passa quando algo não está a correr como planeado.

E assim terminamos a descrição do programa da NordVPN para Windows. Passemos a analisar rapidamente a aplicação para Android.

Funcionalidades do software da NordVPN para Android

A app para sistemas operativos Android da NordVPN é parecida com o software para Windows, mas bem mais simples.

Ecrã inicial da app da NordVPN para Android
Figura 10: Ecrã inicial da app da NordVPN para Android.

A Figura 10 acima corresponde a uma captura do ecrã inicial da app da NordVPN para Android, executada num smartphone. É apresentado um mapa interativo semelhante ao do software para Windows.

Ecrã da app da NordVPN para Android — zoom out
Figura 11: Ecrã da app da NordVPN para Android — zoom out.

Igualmente, é possível navegar interativamente pelo mapa, deslocando-o ou aumentando/diminuindo o zoom (Figura 11).

Etapas para efetuar uma ligação a um servidor VPN na app para Android da NordVPN
Figura 12: Etapas para efetuar uma ligação a um servidor VPN na app para Android da NordVPN.

Para efetuar uma ligação a um servidor VPN, basta clicar num dos pins colocados sobre os países; depois, clica-se em “quick connect” (liga-se automaticamente ao servidor mais rápido desse país) ou seleciona-se um servidor específico a partir da lista abaixo (Figura 12).

Menu de configuração da aplicação da NordVPN para Android
Figura 13: Menu de configuração da aplicação da NordVPN para Android.

O menu de configurações da app permite os seguintes ajustes:

  • Ativar o CyberSec. Esta funcionalidade já foi comentada acima; permite que o servidor VPN filtre ameaças enquanto se navega pela Internet.
  • Ativar/desativar a ligação automática a um servidor VPN quando se está conectado por WiFi, rede móvel ou Ethernet.
  • Permite ainda ativar/desativar o uso do protocolo TCP, quando disponível, e personalizar o servidor de DNS (funcionalidades já comentadas acima para o software para Windows).

Velocidade e estabilidade das ligações VPN da NordVPN

A velocidade e a estabilidade das ligações é um fator a ter em conta na escolha de uma VPN.

Velocidade

Antes de contratarmos este serviço, sabíamos que a utilização de uma VPN por si só iria inevitavelmente reduzir a velocidade das nossas ligações à Internet; ficámos contentes por constatar que a redução de velocidade é muito inferior ao que esperávamos.

Utilizamos o software da NordVPN instalado em diferentes dispositivos e utilizando vários planos de Internet de várias localizações (Ethernet, WiFi, em casa, no escritório, nos clientes, em redes WiFi de shoppings, com dados móveis, etc.). Na maioria das vezes, realizamos conexões VPN a servidores de Portugal e constatámos que as velocidades de download alcançadas normalmente estão limitadas pela velocidade que a própria ligação à Internet permite (exceto quando a velocidade de download contratada é muito elevada); assim, e regra geral, o fator limitante para atingir uma boa velocidade não depende do servidor da NordVPN, mas sim da própria ligação à Internet.

Fizemos alguns testes no escritório (Figuras 14-21), onde temos uma ligação de 200/100 Mbps (download/upload).

O que constatámos com estes testes:

  • A velocidade é mais elevada quando são utilizados servidores VPN localizados em Portugal (Figura 14 e Figura 15).
  • Parece existir uma compreensível relação entre a distância física ao servidor e a velocidade de download alcançada (p. ex. a velocidade da ligação é superior quando são utilizados servidores de Espanha [Figura 16] em comparação com servidores da Holanda [Figura 17]).
  • A velocidade de upload parece não superar os 40 Mbps, mesmo em servidores nacionais (é no entanto mais do que suficiente para as nossas necessidades e supera mesmo a velocidade contratada de muitos planos de Internet).
  • A latência (o tempo de espera entre ação e reação, p. ex. o tempo entre clicar numa hiperligação e essa hiperligação começar a ser exibida) depende, compreensivelmente, da distância física em relação ao servidor. O “ping”, avaliado nos testes de velocidade, avalia este parâmetro.
  • A utilização da proteção dupla com Double VPN tem um maior impacto na velocidade (Figura 20).
  • Mesmo quando se realiza uma ligação a um servidor literalmente do outro lado do mundo (Nova Zelândia), obtemos uma velocidade aceitável (~30 Mbps de download, ~3 Mbps de upload) (Figura 21).

Estabilidade

As ligações estabelecidas aos servidores da NordVPN são muito estáveis. Utilizamos muito as VPN e, durante estes meses todos, os servidores deixaram de responder ou ficaram muito lentos apenas duas ou três vezes; nestes casos bastou desligar a conexão e voltar a ligar para resolver o problema. Fora este problema pontual (que até poderia ser temporário e resolver-se sozinho), a ligação VPN nunca caiu espontaneamente sem razão; se eventualmente a ligação cair por algum motivo, a opção Kill Switch (comentada acima) que a NordVPN proporciona é muito útil.

Conclusão e opinião geral

Já passaram bastantes meses desde que começámos a utilizar este serviço de VPN. Optámos por uma subscrição de 3 anos, pois o valor a pagar é significativamente mais baixo. Verifique o preço atual aqui.

Estávamos de certo modo relutantes em comprar o serviço durante 3 anos sem o experimentar primeiro, mas a nossa extensa pesquisa por opiniões sobre a NordVPN juntamente com a política de reembolso de 30 dias fizeram-nos acreditar que estávamos a fazer a escolha certa. Felizmente, estamos de facto muito contentes com o serviço da NordVPN e recomendamo-lo a toda a gente que nos pergunta que empresa de VPN contratar.

Porque é que corresponde às nossas expectativas? Faz tudo o que queríamos e fá-lo bem. Precisávamos de uma VPN essencialmente pelos seguintes motivos:

  • Poder aceder a sítios Web como se estivéssemos noutro país.
  • Proteger a privacidade dos nossos dados através de encriptação adicional, em todos os momentos, mas principalmente quando estamos conectados a redes WiFi públicas mais vulneráveis.
  • Esconder o nosso IP, o que contribui para diminuir drasticamente a probabilidade de sermos hackeados.
  • Poder transferir ficheiros com informações sensíveis com uma probabilidade muito perto de zero de estes serem captados.

A NordVPN satisfaz estas necessidades e cobre muitas mais (algumas úteis para nós, outras muito provavelmente nunca precisaremos), entre elas:

  • Proteção contra malware e phishing durante a navegação.
  • Dupla encriptação através de ligação a dois servidores de VPN em série.
  • Servidores ocultos para ultrapassar restrições de acesso à Internet impostas por parte de determinados governos.
  • Onion over VPN para acesso seguro à Dark Web (útil por exemplo para jornalistas ou agentes de autoridade, tal como comentado anteriormente).
  • Utilização segura de Acestreams e clientes torrent.

Queríamos um serviço que satisfizesse as nossas necessidades, com as seguintes condições adicionais:

  • Software intuitivo, básico e descomplicado para Windows e Android. O software da NordVPN é simples e está disponível para imensas plataformas, incluindo as que precisávamos.
  • Pouco impacto na velocidade da ligação. Observámos que, com a NordVPN, utilizando servidores VPN nacionais ou de países vizinhos, o impacto é muito pouco significativo tanto no download como no upload. Fica sempre disponível uma largura de banda suficiente para a maior parte das utilizações, mesmo quando conectados a um servidor VPN literalmente do outro lado do mundo.

Posto isto, não há muito mais a dizer; resta-nos dizer-lhe para não hesitar em colocar comentários abaixo se ficou com alguma dúvida, e deixar a hiperligação para verificar as eventuais ofertas e promoções em vigor na NordVPN:

Ofertas e promoções em vigor na NordVPN
9.4 Total Score

Quantidade de servidores e países
9.5
Velocidade da conexão
8.5
Estabilidade da conexão
9.5
Grau de privacidade proporcionado
10
Software
10
Funcionalidades adicionais
9

Tags:

Deixe um comentário

Comentar

Quero isto!
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Coooookies!
Usamos cookies próprios e de terceiros para monitorizar o desempenho do site e para lhe apresentar conteúdos específicos (blocos de imagens, vídeos do YouTube, etc.). A sua privacidade será sempre uma prioridade para nós!
OK, aceito!
Definições de cookies
Política de privacidade
Coooookies!
Usamos cookies próprios e de terceiros para monitorizar o desempenho do site e para lhe apresentar conteúdos específicos (blocos de imagens, vídeos do YouTube, etc.). A sua privacidade será sempre uma prioridade para nós!
OK, aceito!
Definições de cookies
Política de privacidade