A nossa escolha

Será este o melhor monitor ultrawide? Dell UltraSharp U3415W

É difícil escolher o melhor monitor ultrawide, pois esta escolha depende em grande medida da utilização que vamos dar ao monitor e do montante que estamos dispostos a gastar. No entanto, para uma utilização equilibrada entre trabalho e lazer, temos uma resposta definitiva. Depois de uma utilização intensa de mais de dois anos, estamos em condições de dizer:

Sim! O Dell UltraSharp U3415W é para nós o melhor monitor ultrawide. É sem dúvida um dos melhores do mercado para qualquer utilizador.

Dell U3415W - Monitor de 34"

 out of stock
Amazon.es
as of 5 de Março de 2024 1:28 Europe/Lisbon

O Dell U3415W é um monitor ultrawide Quad HD curvo de 34 polegadas com uma base muito versátil, várias opções de conectividade e coluna de som incorporada. Veja a análise detalhada abaixo.

Embalagem

O monitor veio muito bem embalado, numa caixa de grande volume (dadas as dimensões do monitor) e robusta. A embalagem no seu conjunto transmite a confiança de ser capaz de proteger o monitor dos impactos habituais que todas as encomendas sofrem em qualquer empresa transportadora.

Instalação

A base veio desencaixada do monitor; para instalar, bastou encaixá-la na parte traseira do monitor (não foram precisos parafusos) e este ficou pronto para colocar na secretária.

Design

Base e pilar

A base, de plástico robusto e cor cinza-mate, mede 24,5 cm x 21,6 cm. O pilar que conecta a base ao monitor propriamente dito é do mesmo material e cor, mede 35,5 cm e tem um orifício para ajudar na gestão de cabos.

Posição

A base e o suporte deste monitor permitem rodar o monitor, bem como alterar a respetiva altura e inclinação.

Parte traseira

A parte traseira é de cor preta-mate. Tem o símbolo da Dell ao centro e, na parte inferior, uma tampa que esconde todas as interfaces, sendo possível realizar uma boa gestão de cabos. Possui orifícios para montagem de um suporte VESA 100, se desejado.

Rebordos do ecrã

A estrutura de plástico que remata os rebordos é muito fina (2 mm); o remate inferior é de maior dimensão e tem o símbolo da Dell centrado. Neste rebordo inferior é possível encontrar os botões táteis de navegação no menu e de ligar/desligar.

Ecrã

Superfície

A superficie do ecrã tem um revestimento «3H Hard Coating», que lhe confere uma maior resistência aos riscos, e «antiglare», que previne reflexos. Podemos confirmar que o nosso felino gosta de perseguir a seta do rato e nunca ficaram marcas das unhas!

Curvatura

A superfície é curva, tendo esta curvatura a designação 3800R, que significa que se prolongarmos a curvatura para formar um círculo, este círculo teria um raio de 3,8 m.

Dell Ultrasharp U3415W — vista superior

Dell Ultrasharp U3415W — vista superior

A curvatura é muito suave. Durante a utilização, à distância certa (cerca de 80 cm) e na posição correta (em frente), nunca nos apercebemos sequer que é de facto curvo, nem a realizar tarefas gráficas minuciosas de desenhar estruturas retas. Por exemplo, se abrimos uma tabela no Excel e maximizamos a janela, não notamos qualquer deformação; se nos afastarmos um pouco ou olharmos para o ecrã não estando mesmo em frente, já se nota a curvatura, por isso é importante utilizá-lo na posição correta. Pensamos ser precisamente este o objetivo deste tipo de ecrã: a curvatura não ser percetível, servindo para aproximar as partes mais distantes de modo a não parecerem esquinadas.

Tamanho

As 34 polegadas de diagonal deste monitor conferem-lhe o tamanho ideal (e diríamos, até, o tamanho máximo) para ter numa secretária.

Formato

Este monitor tem um formato 21:9. Corresponde, de grosso modo, a um monitor inteiro (de 16:9) mais um terço de um monitor do mesmo tamanho juntos pelas arestas laterais.

Resolução

Este monitor tem uma resolução UWQD, ou seja, 3440 x 1440 pixeis, o que totaliza 4.953.600 pixeis, 1,34 x vezes mais do que um monitor QHD (resolução de 2560 x 1440 pixeis = 3.686.400 pixeis) e 2,39 x mais do que um monitor Full HD (resolução de 1920 x 1080 pixeis = 2.073.600 pixeis).

Tecnologia

Trata-se de um monitor LCD retroiluminado por LED. O painel é IPS (in-plane switching), pelo que apresenta todas vantagens desta tecnologia, sendo a mais evidente o amplo ângulo de visão sem distorção (172°). É percetível um certo grau de bleeding, inerente a este tipo de panéis; no entanto, este bleeding nunca se revelou incómodo nem demasiado evidente em nenhuma aplicação (programas, jogos ou filmes).

Brilho

Com o brilho ajustado para o máximo (no menu tátil), o monitor tem um brilho superintenso, o que o torna ideal para ambientes com muita luz. Este brilho é excessivo na nossa opinião, pelo que por questões de preferência pessoal, temos este parâmetro ajustado para 30 % (nas fotos aqui presentes, apenas colocámos o parâmetro no máximo para fotografar o menu tátil).

Conectividade

As conexões estão disponíveis no painel traseiro sob a tampa; há uma interface USB 3.0 adicional fora deste compartimento, nomeadamente a cerca de 8 centímetros do rebordo lateral.