A nossa escolha

Será este o melhor monitor ultrawide? Dell UltraSharp U3415W

É difícil escolher o melhor monitor ultrawide, pois esta escolha depende em grande medida da utilização que vamos dar ao monitor e do montante que estamos dispostos a gastar. No entanto, para uma utilização equilibrada entre trabalho e lazer, temos uma resposta definitiva. Depois de uma utilização intensa de mais de dois anos, estamos em condições de dizer:

Sim! O Dell UltraSharp U3415W é para nós o melhor monitor ultrawide. É sem dúvida um dos melhores do mercado para qualquer utilizador.

Dell U3415W - Monitor de 34"

 out of stock
Amazon.es
as of 19 de Abril de 2024 9:10 Europe/Lisbon

O Dell U3415W é um monitor ultrawide Quad HD curvo de 34 polegadas com uma base muito versátil, várias opções de conectividade e coluna de som incorporada. Veja a análise detalhada abaixo.

Embalagem

O monitor veio muito bem embalado, numa caixa de grande volume (dadas as dimensões do monitor) e robusta. A embalagem no seu conjunto transmite a confiança de ser capaz de proteger o monitor dos impactos habituais que todas as encomendas sofrem em qualquer empresa transportadora.

Instalação

A base veio desencaixada do monitor; para instalar, bastou encaixá-la na parte traseira do monitor (não foram precisos parafusos) e este ficou pronto para colocar na secretária.

Design

Base e pilar

A base, de plástico robusto e cor cinza-mate, mede 24,5 cm x 21,6 cm. O pilar que conecta a base ao monitor propriamente dito é do mesmo material e cor, mede 35,5 cm e tem um orifício para ajudar na gestão de cabos.

Posição

A base e o suporte deste monitor permitem rodar o monitor, bem como alterar a respetiva altura e inclinação.

Parte traseira

A parte traseira é de cor preta-mate. Tem o símbolo da Dell ao centro e, na parte inferior, uma tampa que esconde todas as interfaces, sendo possível realizar uma boa gestão de cabos. Possui orifícios para montagem de um suporte VESA 100, se desejado.

Rebordos do ecrã

A estrutura de plástico que remata os rebordos é muito fina (2 mm); o remate inferior é de maior dimensão e tem o símbolo da Dell centrado. Neste rebordo inferior é possível encontrar os botões táteis de navegação no menu e de ligar/desligar.

Ecrã

Superfície

A superficie do ecrã tem um revestimento «3H Hard Coating», que lhe confere uma maior resistência aos riscos, e «antiglare», que previne reflexos. Podemos confirmar que o nosso felino gosta de perseguir a seta do rato e nunca ficaram marcas das unhas!

Curvatura

A superfície é curva, tendo esta curvatura a designação 3800R, que significa que se prolongarmos a curvatura para formar um círculo, este círculo teria um raio de 3,8 m.

Dell Ultrasharp U3415W — vista superior

Dell Ultrasharp U3415W — vista superior

A curvatura é muito suave. Durante a utilização, à distância certa (cerca de 80 cm) e na posição correta (em frente), nunca nos apercebemos sequer que é de facto curvo, nem a realizar tarefas gráficas minuciosas de desenhar estruturas retas. Por exemplo, se abrimos uma tabela no Excel e maximizamos a janela, não notamos qualquer deformação; se nos afastarmos um pouco ou olharmos para o ecrã não estando mesmo em frente, já se nota a curvatura, por isso é importante utilizá-lo na posição correta. Pensamos ser precisamente este o objetivo deste tipo de ecrã: a curvatura não ser percetível, servindo para aproximar as partes mais distantes de modo a não parecerem esquinadas.

Tamanho

As 34 polegadas de diagonal deste monitor conferem-lhe o tamanho ideal (e diríamos, até, o tamanho máximo) para ter numa secretária.

Formato

Este monitor tem um formato 21:9. Corresponde, de grosso modo, a um monitor inteiro (de 16:9) mais um terço de um monitor do mesmo tamanho juntos pelas arestas laterais.

Resolução

Este monitor tem uma resolução UWQD, ou seja, 3440 x 1440 pixeis, o que totaliza 4.953.600 pixeis, 1,34 x vezes mais do que um monitor QHD (resolução de 2560 x 1440 pixeis = 3.686.400 pixeis) e 2,39 x mais do que um monitor Full HD (resolução de 1920 x 1080 pixeis = 2.073.600 pixeis).

Tecnologia

Trata-se de um monitor LCD retroiluminado por LED. O painel é IPS (in-plane switching), pelo que apresenta todas vantagens desta tecnologia, sendo a mais evidente o amplo ângulo de visão sem distorção (172°). É percetível um certo grau de bleeding, inerente a este tipo de panéis; no entanto, este bleeding nunca se revelou incómodo nem demasiado evidente em nenhuma aplicação (programas, jogos ou filmes).

Brilho

Com o brilho ajustado para o máximo (no menu tátil), o monitor tem um brilho superintenso, o que o torna ideal para ambientes com muita luz. Este brilho é excessivo na nossa opinião, pelo que por questões de preferência pessoal, temos este parâmetro ajustado para 30 % (nas fotos aqui presentes, apenas colocámos o parâmetro no máximo para fotografar o menu tátil).

Conectividade

As conexões estão disponíveis no painel traseiro sob a tampa; há uma interface USB 3.0 adicional fora deste compartimento, nomeadamente a cerca de 8 centímetros do rebordo lateral.

Conexões disponíveis: MHL, HDMI, DisplayPort in, Mini DisplayPort in, DisplayPort out, Audio out, 2 x USB 3.0 upstream, 4 x USB 3.0 downstream. Nota: os quatro dispositivos ligados às quatro portas USB 3.0 downstream ficam conectados a computadores diferentes, dependendo do input de imagem selecionado (os inputs de imagem são associados às entrada USB 3.0 upstream no menu do próprio monitor); isto é útil para, por exemplo, utilizar o mesmo rato/teclado em dois computadores diferentes.

Menu

Tocando em qualquer um dos botões táteis de navegação, abre-se um menu rápido com três atalhos: dois personalizáveis (por defeito: regular o volume e selecionar a entrada) e um atalho que abre o menu completo. Este menu permite-nos configurar imensas opções.

Som

Na parte inferior do ecrã existem duas colunas de 9 W cada. Consideramos que a qualidade do som produzido por estas colunas é, digamos, o suficiente para «desenrascar», estando ao nível dos de uma televisão normal. Para desfrutar de musica ou do audio de filmes com qualidade suprema, é sempre benéfico utilizar uma coluna, um sistema ou auriculares dedicados. Ter som incorporado é uma funcionalidade que se agradece, mas não é de nenhum modo determinante para a escolha de um monitor; mesmo que este monitor não tivesse som, continuaríamos a utilizá-lo.

Dell Ultrasharp U3415W — som

Dell Ultrasharp U3415W — som

Utilização

A resolução que este monitor tem potencia qualquer utilização que se dê ao mesmo. Vejamos apenas alguns exemplos de vantagens que este monitor proporciona em utilizações concretas:

Navegação Web, ferramentas Office ou outros programas básicos

A quantidade extra de pixeis disponíveis traduz-se numa área de trabalho muito extensa, sendo possível ter, por exemplo, 6 janelas abertas com uma área suficiente em cada uma para serem funcionais.

Dell Ultrasharp U3415W — multitasking

Dell Ultrasharp U3415W — multitasking

Para gerir e organizar melhor a área de trabalho, o monitor vem com o software Display Manager da Dell, que permite predefinir uma determinada configuração de áreas; ao largar uma janela em qualquer sítio dentro de uma dessas áreas (automaticamente assinaladas enquanto se arrasta a janela), a mesma fica «maximizada» dentro dessa área.

Filmes

Este formato é o utilizado nos cinemas, assim que é possível ocupar todo o ecrã com um filme de cinema, sem qualquer barra preta em cima e em baixo (tal como acontece nos monitores ou televisores 16:9).

Jogos

Este monitor proporciona uma experiência de jogo envolvente. A maioria dos jogos recentes é compatível com este formato, sendo possível visualizar uma área de jogo maior, nomeadamente mais área horizontal. Este tipo de visualização aumenta a competitividade e o nível de imersão em qualquer jogo.

A taxa de atualização é de 60 Hz, o que já é bastante fluido; aqui o fator limitante estará do lado da placa gráfica, pois esta quantidade de pixeis com as definições gráficas em «ultra» puxa imenso pela capacidade de processamento e pela RAM. O tempo de resposta de 5 ms (gray to gray) é muito baixo e não é percetível nenhuma latência de entrada (input lag); é possível alternar entre um tempo de resposta normal e rápido no menu do próprio monitor.

Ferramentas de edição de imagem

É possível ter um programa complexo como o Photoshop aberto com várias funções abertas e uma área de edição propriamente dita muito maior.

Ferramentas de edição de vídeo/áudio

Permite ter, numa mesma janela e sem reduzir o zoom demasiado, uma linha temporal muito extensa.

Conclusão

9.6 Total Score
Sem dúvida um dos melhores monitores ultrawide do mercado

De extrema utilidade para quem praticar multitasking intensivo ou quiser ter uma experiência gaming ou cinemática envolvente.

Design
9.5
Funcionalidade multitasking
10
Versatilidade do suporte
10
Experiência gaming
9
Prós
  • Base muito versátil
  • Design elegante
  • Área de trabalho imensa
  • Boa experiência cinemática e gaming
Contras
  • Nenhum

Onde comprar ao melhor preço

Tags:

4 Comentários
  1. E os outros? Principalmente a Benq que tem tecnologia patenteada. Gostava de ver era a comparação com o BenQ EX3501R 35″ Ultrawide HDR10.

    • Façamos uma comparação rápida:
      – Pontos semelhantes entre os dois monitores: resolução, mesma faixa de preços atualmente, design elegante parecido.
      – Pontos em que ganha o BenQ: maior contraste, Freesync, HDR, “bordas” do ecrã mais finas.
      – Pontos em que ganha o Dell: tem colunas incorporadas; o suporte é mais versátil, permitindo também rodar o ecrã; a curvatura é menos pronunciada (para nós é uma vantagem, mas entendemos que haverá pessoas que prefiram uma curvatura mais acentuada como a do BenQ).

      O monitor BenQ EX3501R 35″ Ultrawide HDR10 é de facto uma possibilidade interessante. Vamos ponderar seriamente incluí-lo na nossa lista de melhores monitores ultrawide na próxima vez que a atualizarmos.

  2. De facto ambos têm um Design elegante e limpo mas para além destes aspectos que referem: maior contraste, Freesync, HDR, “bordas” do ecrã mais finas
    podem acrescentar mais estas: uma taxa de actualização de 100Hz (contra 60Hz do Dell), Eye Care, sem Cintilação muito útil para longas horas de trabalho (Dell não tem esta tecnologia) e sensor de luminosidade que reduz a tensão ocular em qualquer ambiente de iluminação.

    No entanto, o raio de curvatura do Dell é mais interessante e generalista e também me agrada mais quanto ao pé de rodar penso que só se torna útil em ambientes de escritórios partilhados onde se trabalhe em equipe.

    • Efetivamente, as vantagens adicionais que refere podem ser úteis tanto para gaming como para outras aplicações profissionais; há que reconhecer que se trata de um monitor interessante a ter em conta.

Comentar

Quero isto!
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Coooookies!
Usamos cookies próprios e de terceiros para monitorizar o desempenho do site e para lhe apresentar conteúdos específicos (blocos de imagens, vídeos do YouTube, etc.). A sua privacidade será sempre uma prioridade para nós!
OK, aceito!
Definições de cookies
Política de privacidade
Coooookies!
Usamos cookies próprios e de terceiros para monitorizar o desempenho do site e para lhe apresentar conteúdos específicos (blocos de imagens, vídeos do YouTube, etc.). A sua privacidade será sempre uma prioridade para nós!
OK, aceito!
Definições de cookies
Política de privacidade