Os filtros de privacidade para monitor são usados precisamente para aumentar a sua privacidade. Como funcionam? Limitam o ângulo de visualização do ecrã, ou seja, polarizam a luz emitida pelo ecrã e diminuem o ângulo através do qual se consegue ver o que está a ser apresentado no mesmo. Saiba quais são as nossas recomendações mais abaixo neste artigo.
Porquê utilizar um filtro destes?
A tecnologia dos ecrãs está a evoluir no sentido de permitir um ângulo de visualização cada vez maior. Os primeiros ecrãs LCD foram possíveis graças à tecnologia TN, mas estes não permitiam um ângulo de visualização muito amplo; ainda se conseguem ver destes ecrãs em alguns portáteis de gama média/baixa. Quem está de frente consegue ver muito bem o que está no ecrã, mas basta inclinar um pouco o ecrã para começar a ver distorção de cores. Com o desenvolvimento da tecnologia IPS, foi possível produzir ecrãs com ângulos de visualização muito perto de 180 graus.
Este aumento do ângulo de visualização é sem dúvida muito bom, mas pode ter os seus inconvenientes. São muitas as ocasiões em que queremos evitar olhares indiscretos para o nosso monitor, seja no trabalho, em locais públicos ou até mesmo em casa. Estes filtro de privacidade resolvem esse problema: limitam o ângulo de visão horizontal, de forma a que qualquer pessoa que não esteja em frente ao computador vê o ecrã totalmente negro. Por outro lado, a visibilidade é clara para o utilizador (pode haver uma redução mínima da luminosidade, mas o conteúdo vê-se nitidamente como se não tivesse qualquer película). Este acessório poderá ser imprescindível para quem lida com material confidencial.
Regra geral, limitam o ângulo de visualização a 60 graus (30 para cada lado). Para além deste efeito no ângulo de visualização, estes filtros também protegem o ecrã contra pó, arranhões e impressões digitais.
Recomendações de filtros de privacidade para monitores
Fellowes PrivaScreen
€76,22 em stock
- Disponível em vários tamanhos.
VistaProtect Premium
- Material que adere ao ecrã, sendo portanto fácil de colocar e retirar, sem adesivos.
- Fabricado tendo em vista as medidas dos computadores portáteis MacBook, mas existem modelos específicos para outras marcas e até para monitores de secretária.
Thorani Laptop Privacy
- Disponível em vários tamanhos.
Vale a pena comprar um filtro destes?
Ora bem, a resposta a esta pergunta vai depender muito do facto de precisar ou não deste tipo de dispositivo. Apenas recomendamos estes filtros a quem trabalha com material muito sensível (que contenha propriedade intelectual, dados ultrassecretos, dados em segredo de justiça, etc.) em ambientes por onde possam passar mais pessoas (por exemplo, se for trabalhar com o portátil num café ou outro estabelecimento público). Nestes casos, todas as precauções são poucas para salvaguardar a privacidade do seu trabalho e sem dúvida que estes filtros ajudam a cumprir essa missão,