Se é fã de pizzas e se gosta de fazer as suas próprias pizzas em casa, os fornos de pizza que recomendamos aqui neste artigo são feitos à sua medida! Vão-lhe permitir desfrutar ao máximo de todo o sabor da sua receita.
Mas os fornos de cozinha normais não servem para fazer pizza?
Numa frase muito direta: os fornos convencionais servem para «desenrascar»! Vejamos as diferenças entre os fornos que temos em casa e os fornos dedicados para pizzas:
- Um forno normal de uma cozinha doméstica, na melhor das hipóteses, atinge cerca de 280 graus centígrados (e demora bastante para chegar a essa temperatura). Por outro lado, os fornos que vemos nas pizarias e restaurantes italianos (não só os de cá, mas os de Itália mesmo) atingem temperaturas muito superiores, em torno de 500 graus centígrados. Esta alta temperatura é a ideal para cozer as pizzas, que devem ser cozidas num curto espaço de tempo (entre um e dois minutos).
- Além disso, as pizzas ficam com um sabor especial quando são cozidas perto de uma chama viva proveniente da combustão de lenha (de preferência) ou de gás.
- Os fornos dos restaurantes especializados, são muito baixos em altura, o que faz com que o calor seja dispersado de um modo mais uniforme por toda a superfície da pizza.
Resumindo as diferenças acima: os fornos convencionais não atingem temperaturas suficientemente altas, dificilmente distribuem bem o calor por toda a superfície e demoram demasiado tempo para cozer pizzas.
Podemos afirmar com toda a certeza que, se for apreciador de pizzas, deve adquirir um forno dedicado. Em seguida apresentamos-lhe um conjunto de soluções.
Soluções de fornos para pizzas para espaços exteriores
Estes fornos são a solução ideal! Porquê? Ao serem dedicados a espaços exteriores, não inspiram as mesmas preocupações de segurança que os de espaços interiores; assim, podem usar combustíveis (lenha ou gás) e atingir temperaturas muito altas com mais segurança. São ideais para colocar numa varanda, terraço, jardim ou qualquer outro espaço exterior. As duas opções que se seguem são fruto da empresa inovadora Ooni que nasceu nos EUA e que já está implementada em vários pontos do globo e pode enviar artigos a partir da base no Reino Unido.
Ooni Pro
- Utiliza lenha, pellets ou gás como combustível.
- Base de pedra.
- Atinge facilmente cerca de 500 graus centígrados e coze pizzas em 60 segundos.
- Termómetro incluído na porta.
- Esta é a nossa opção favorita dada a versatilidade em termos de combustível.
- Foi concebido para uso doméstico, mas pode servir para pequenos negócios de restauração que incluam pontualmente pizzas no seu menu.
Ooni Koda
- Forno a gás.
- Ignição de gás embutida.
- Base de pedra.
- Alcança 500 graus centígrados em 15 minutos.
- Coze pizzas em 60 segundos.
- Relativamente portátil; existe um acessório que serve de cobertura e tem uma pega de transporte.
Soluções de fornos para pizzas para espaços interiores
Em termos de fornos específicos para pizzas destinados a espaços interiores, todas as opções existentes no mercado usam energia elétrica. Como desvantagem, têm o facto de não conseguirem atingir as tais temperaturas na ordem dos 500 graus centígrados. Selecionámos o forno que melhor consegue aproximar-se deste valor e que mais votos e comentários positivos gera na Internet:
G3Ferrari 1XP20000 Pizza Express Delizia
€105,10 em stock
- É o melhor forno para pizzas que se consegue arranjar para espaços interiores.
- Permite obter os resultados mais parecidos aos de um forno para espaços exteriores.
- Consegue alcançar perto de 400 graus centígrados.
- Demora cerca de 10 minutos para aquecer.
- Coze pizzas em menos de 5 minutos.
- Base de pedra refratária.
- 1200 W de potência.
Nota: há utilizadores que dizem que conseguiram abrir este aparelho e fazer com que chegasse aos 460 graus, mas não recomendamos que faça o mesmo; se o fizer, além de estar a puxar demasiado pelo eletrodoméstico, perde a garantia.
Conclusão
Afinal é possível fazer pizzas em casa e dar-lhes aquele sabor especial obtido apenas em fornos profissionais! Se é fã de pizzas, sem dúvida que recomendamos vivamente que compre um destes fornos.